Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2016 > Projeto “Os Sertões” promove exposição fotográfica no campus Camaçari

Projeto “Os Sertões” promove exposição fotográfica no campus Camaçari

publicado: 06/06/2016 18h11 última modificação: 06/06/2016 18h11

Por Helen Sampaio

Está aberta no campus Camaçari a II Mostra Fotográfica: “O sertão é do tamanho do mundo”. A exposição, organizada pelas professoras Liamar Francisco e Vigna Lima, pode ser conferida por toda a comunidade, gratuitamente, até o dia 15 de junho, no hall de entrada do campus.

A iniciativa é resultado de uma visita técnica à cidade de Canudos, realizada no mês de maio por professores e estudantes, como uma das ações do projeto de extensão “Os Sertões: territórios, identidade, artes e narrativas”, coordenado por Vigna. Na ocasião, os estudantes dos 3º anos dos cursos de eletrotécnica e informática produziram as fotos que agora estão expostas na mostra, divididas em três seções: ‘A Terra’, ‘O Homem’ (composta pelo subprojeto Selfies) e ‘A Luta’, que retratam sobre diferentes perspectivas os elementos presentes no sertão. “Esta mostra é uma forma de demonstrar o nosso compromisso com o projeto e devolver à comunidade os resultados obtidos com a visita. Todo o crédito da Mostra é dos estudantes, que produziram todo o material exposto”, enfatizou Vigna.

Confira fotos da II Mostra Fotográfica aqui.

A visita a Canudos

Estudantes e professores visitaram a cidade de Canudos, entre os dias 3 e 5 de maio, como uma atividade interdisciplinar que mesclou literatura, geografia, filosofia e educação física, com o objetivo de que os 62 estudantes conhecessem o cenário do livro “Os sertões” e o palco da Guerra de Canudos.

“Pisar na terra e conhecer o local em todos os seus aspectos: culturais, climáticos, geográficos e ter contato com os descendentes da guerra, abriu uma nova perspectiva de entendimento da obra, uma compreensão pela sensibilidade. A visita em Canudos é uma ação transformadora da visão do estudante sobre o sertão e o seu povo”, pontuou Vigna.

A atividade foi realizada após uma série de ações ocorridas no campus Camaçari, que propiciaram a discussão da obra e das características geoeconômicas da região. Na visita, eles conheceram o Parque Estadual de Canudos, o Mirante e o Memorial Antônio Conselheiro. Além disso, houve a apresentação da Mostra de Dança Contemporânea; e um passeio pela cidade para contato e registro fotográfico do Projeto Selfies, orientado pela professora Liamar Francisco, que foi utilizado na seção “O Homem” da Mostra Fotográfica.

A visita técnica foi promovida em parceria com o Projeto Canudos, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Todo o material produzido a partir dela será compartilhado no Seminário de Pesquisa e Extensão, que ocorrerá em agosto no campus Camaçari. Além disso, os estudantes estão confeccionando um relatório de campo, com informações geográficas, experiências e dados colhidos em campo, que será disponibilizado à biblioteca do campus.

Mostra de Dança

Outra ação que resultou da visita à cidade de Canudos foi Mostra de Dança “Os Sertões: Diálogos possíveis entre o corpo e a terra”, que aconteceu, no dia 2 de junho, no IFBARTE, realizado no Teatro Dona Canô, em Santo Amaro. A performance foi produzida e dirigida pela  professora Nívea cerqueira.