Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2016 > Primeiro mestrado ofertado pelo IFBA teve sua aula inaugural hoje

Primeiro mestrado ofertado pelo IFBA teve sua aula inaugural hoje

por Helen Sampaio publicado: 05/08/2016 18h26 última modificação: 05/08/2016 19h24

Na tarde de hoje (5), foi realizada na Reitoria do Instituto Federal da Bahia (IFBA) a aula inaugural do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit), ofertado pelo Instituto e outras Instituições de Ensino Superior (IES), em parceria com o Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec).

Estiveram presentes na cerimônia, o reitor Renato da Anunciação, os pró-reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Prpgi) e de Extensão (Proex), a diretora de políticas educacionais da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), Diana Melo, o diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do campus Salvador, Allan Edgar Freitas  e a vice-coordenadora do Ponto Focal IFBA, Núbia Ribeiro.

Na oportunidade, o reitor Renato da Anunciação deu as boas-vindas aos estudantes e classificou o momento como ímpar para o IFBA. “Este é um momento de crescimento da Instituição e o nosso desafio agora é de prosseguir e qualificar este programa para continuarmos contribuindo com o país, através da pesquisa e da inovação”, finalizou Anunciação.

O pró-reitor da Prpgi, Luiz Gustavo Duarte, também enfatizou o momento histórico pelo qual o IFBA está passando. “Apesar de este ser um mestrado em Rede, ele tem um perfil de mestrado próprio e marca uma nova vertente da nossa Instituição porque agora de fato temos uma especialização e este programa fortalece a nossa pesquisa porque reúne pesquisadores que trabalham em áreas similares, mas que se encontravam distanciados na Instituição. Dessa forma, passamos para um patamar mais elevado”, enfatizou.

Para a administradora Elen Monteiro, o mestrado é uma excelente oportunidade de crescimento profissional. “Eu já atuo na área, como agente local de inovação (ALI), em Feira de Santana, e este trabalho está diretamente associado à Propriedade Intelectual. Além disso, estou concluindo uma especialização em Gestão da Inovação. Então, o mestrado é uma excelente chance de expandir os conhecimentos na área. Acredito que este é um curso que está voltado ao que a política de inovação no Brasil precisa”, afirmou.

A programação da aula inaugural seguiu até a noite, com a disciplina Conceitos e aplicações de Propriedade Intelectual (PI).

O mestrado

O mestrado Profnit no IFBA foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do MEC em junho de 2015, com conceito 4.  O curso é coordenado pelo Conselho Gestor (CG) e pela Comissão Acadêmica Nacional (CAN), que operam juntamente com a Diretoria do Fortec e do Ponto Focal Sede, a Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Mais especializações

Recentemente, o IFBA teve mais dois mestrados aprovados pela Capes:o Mestrado Profissional em Engenharia de Sistemas e Produtos, que é de iniciativa exclusiva do IFBA, e o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, uma iniciativa do CONIF, ofertado em Rede, na qual o IFBA é um dos pontos focais.

Leia mais: Aberta matrícula especial para Mestrado Profnit