Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2016 > Polo de Inovação Salvador é inaugurado

Polo de Inovação Salvador é inaugurado

publicado: 14/09/2016 10h48 última modificação: 18/11/2016 08h44

Por Luize Meirelles

O IFBA inaugurou ontem, dia 13 de setembro, seu primeiro campus com atuação voltada especialmente para o desenvolvimento de tecnologia em saúde: o Polo de Inovação Salvador (PIS).

A cerimônia contou com a presença de autoridades dos governos estadual e municipal, representes de universidades públicas e privadas e instituições de ensino, pesquisadores e profissionais da área de saúde, servidores do IFBA, entre outros públicos de interesse.

Na abertura do evento, o diretor geral do PIS, Handerson Leite, destacou o apoio que recebeu ao longo de 20 anos para que o Polo se tornasse uma realidade, superando expectativas por estar em uma instituição pública e nordestina.

“Além de tudo isso, o Polo já nasceu referenciado, pois é credenciado por organismos de credibilidade nacional e possui parcerias internacionais”, afirma o diretor, que se refere às credenciais obtidas do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia); Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS); Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats), do Ministério da Saúde; e do Instituto Nacional de Ciência, Inovação e Tecnologia em Saúde (Citecs) e do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec), através da Rede de Serviços Tecnológicos Prodsaude, ambos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

A mesa de abertura também foi composta pelo reitor do IFBA, Renato da Anunciação Filho, pelo secretário de ciência, tecnologia e inovação do Estado da Bahia, Manoel Gomes de Mendonça Neto, e pelo representante da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (Seduc), Rogério Quintella.

Quintella pontuou a importância dos parques tecnológicos e a necessidade das pesquisas científicas serem revertidas em produtos e empregos.

Como apoiador do projeto do Polo, o secretário Manoel Gomes falou sobre a localização estratégica no Parque Tecnológico da Bahia, junto a outras instituições referenciadas, como laboratórios de tecnologia, universidades, empresas incubadoras, grupos de aceleração de empresas, por exemplo.

“Esse é um espaço que vai construir e fortalecer, cada vez mais, a pesquisa no Estado da Bahia”, enfatizou o reitor do IFBA.

Atuação

Com funcionamento autorizado pelo Ministério da Educação (MEC), o PIS atua no atendimento às demandas por pesquisa, desenvolvimento e inovação, na formação de recursos humanos e na prestação de serviços tecnológicos para os setores de base tecnológica, especialmente na área de tecnologia em saúde.

Está localizado no Parque Tecnológico da Bahia e conta com equipe especializada e infraestrutura de cinco laboratórios: Laboratório de Engenharia Médica e Clínica (LEMC), Laboratório de Física Médica (LAFIR), Laboratório de Produtos para Saúde (LABPROSAUD), Laboratório de Prototipagem Integrada (LAPROTI) e Laboratórios de Sistemas Computacionais (LSCOMP).

Leia mais: Inauguração do Polo de Inovação Salvador acontece terça