Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2016 > Ministério da transparência ministra curso de gestão de riscos e controles internos com IFBA e ESAF

publicado: 05/10/2016 17h49 última modificação: 06/10/2016 14h33

Por Janaina Marinho

Nos dias 4 e 5 de outubro, a Secretaria Federal de Controle Interno do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (SFC/MTFC) ministrou o curso de gestão de riscos e controles internos, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e Escola de Administração Fazendária (ESAF). O curso ministrado por Paulo Grazziotin Gomes, auditor federal de finanças e controle, aconteceu no Espaço Cultural 2 de Julho, na reitoria do IFBA.

As atividades, que envolveram exercícios práticos em duplas, contaram com a tutoria dos auditores da Controladoria Geral da União (CGU) Janice dos Santos e Paulo Utsch. O objetivo foi capacitar servidores federais, empregados públicos e militares para uma visão geral sobre controles internos, gestão de riscos e governança, a partir da instrução normativa conjunta CGU/MP nº 1/2016, que dispõe sobre controles internos, gestão de riscos e governança no âmbito do Poder Executivo Federal.

“Para o IFBA foi uma ótima oportunidade participar do curso. Como temos que implementar a política de gestão de riscos até maio de 2017, essa foi uma oportunidade de disseminar conhecimento”, explicou Cristiana de Souza, diretora de gestão de administração e planejamento do IFBA.

O curso contou com 311 participantes, dos quais 40 eram servidores
técnico-administrativos do IFBA, da reitoria e dos campi.