Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2016 > IV Semana Preta do IFBA acontecerá de 29 de novembro a 2 de dezembro em Seabra

IV Semana Preta do IFBA acontecerá de 29 de novembro a 2 de dezembro em Seabra

publicado: 26/09/2016 10h25 última modificação: 04/10/2016 16h00

Por Verusa Pinho

Com o tema “Diamante Negro”, em homenagem à história e ao povo da Chapada Diamantina, que teve, nessa pedra preciosa, uma das suas principais fontes de riqueza, e, ainda hoje, mantém em seu território diversos quilombos e comunidades rurais negras como símbolo de resistência, a IV Semana Preta do Instituto Federal da Bahia (IFBA) acontecerá de 29 de novembro a 2 de dezembro no Campus Seabra. Na ocasião, também ocorrerá o I Fórum de Pesquisas Pretas do Instituto, que pretende promover uma rede com os pesquisadores da temática racial, a fim de fortalecer a política afirmativa na instituição e acelerar a criação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) do IFBA.

Em sua 4ª edição, a Semana Preta, que é gratuita e aberta ao público, já contou com a presença de grandes nomes da matriz negra, a exemplo do escritor e cofundador do Quilombhoje, Cuti, e de integrantes do primeiro bloco afro do Brasil, Ilê Ayê. Oficinas, minicursos, mesas-redondas, palestras, debate em grupos de trabalho e apresentações culturais estão previstos na programação do evento. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas através deste link, até o dia 20 de outubro (confira as normas para submissão de trabalhos aqui).

Estética, dança, teatro, musicalidade, culinária, história, jogos e animações para o ensino da história étnico-racial, etnomatemática, violência simbólica na literatura, educação quilombola, o ensino do inglês e as relações raciais, juventude, empoderamento e redes sociais exemplificam temas que serão discutidos durante os quatro dias da Semana. Grupos de samba de roda, reisado, ao lado de solos de dança e da agitação de blocos afros farão a animação do evento.

Confira a programação aqui

Comunicação  - Campus Seabra