Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2016 > IFBA tem audiência com o governador

IFBA tem audiência com o governador

publicado: 07/07/2016 14h07 última modificação: 07/07/2016 14h10

Por Janaína Marinho

Ontem, quinta-feira (6), o reitor, Renato da Anunciação, pró-reitores e representantes do Instituto Federal da Bahia (IFBA) se reuniram com o governador, Rui Costa, o secretário de Educação, Walter Pinheiro, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (SECTI), Manoel Mendonça, e o superintendente de Desenvolvimento da Educação Profissional da Secretaria da Educação da Bahia (SUPROF), Durval Mello, para discutir demandas e convênios entre a instituição e o Governo do Estado.

Aud Gov 0607 a.JPG
Foto: Leomir Costa

Na pauta foram tratados temas como a priorização de bolsas para área de pesquisa tecnológica, necessidade de não sobreposição de oferta cursos entre as instituições do estado e a ampliação de convênio de segurança pública para os municípios onde o IFBA está inserido. “Já fechamos convênio com a Polícia Militar para possibilitar a oferta de um curso pré-IFBA no bairro da Paz. Estamos preparando um edital interno para seleção de professores e bolsistas. Queremos estender essa parceria com a PM para todo o Estado, para os locais onde temos campus”, explicou o reitor Renato da Anunciação.

Foram apresentadas necessidades estruturais nas áreas de entorno dos campi, através de demandas como pavimentação, segurança, transporte e iluminação pública. O IFBA também apresentou ações, nas quais vem trabalhando, como o projeto de laboratório e capacitação de pescadores em Salinas da Margarida; negociações para consórcio entre universidades do semi-árido; instalação de Usina Solar de Irecê; e inaugurações de usinas de biodiesel em Paulo Afonso, Simões Filho e Irecê; além de agradecer pela cessão de prédio para o campus Barreiras.

Aud Gov 0607 b.JPG
Foto: Leomir Costa

Ao final, o reitor mostrou a intenção de criação de um segundo campus na cidade de Salvador e falou sobre a possibilidade de cessão de imóvel por parte do Governo do Estado em áreas como o Subúrbio Ferroviário e Cajazeiras. “A ideia é interessante e se eu puder opinar, primeiro, pensaria no subúrbio. É uma área da cidade que precisa de mais serviços públicos e tem um grande adensamento populacional”, falou o governador, Rui Costa.