Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2016 > IFBA sedia primeiro encontro de prefeituráveis

IFBA sedia primeiro encontro de prefeituráveis

publicado: 23/08/2016 12h02 última modificação: 23/08/2016 13h44

Por Janaina Marinho

O Instituto Federal de Educação de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) sediou na noite de ontem, 22 de agosto, o primeiro debate dos candidatos à prefeitura de Salvador. Com as presenças dos candidatos Fábio Nogueira (PSOL), Célia Sacramento (PPL), Rogério da Luz (PRTB), Alice Portugal (PC do B) e Cláudio Silva (PP), o evento contou com a participação dos reitores Renato Anunciação (IFBA), Márcia Barros (Unifacs), José Bites (UNEB), Evandro Nascimento (UEFS) e do vice-reitor Paulo Miguez (UFBA).

Com coordenação de Nelson Pretto e mediação de César Leiro, ambos professores da UFBA, a atividade foi promovida como parte da disciplina Polêmicas Contemporâneas, da Faculdade de Educação da UFBA e contou com blocos de perguntas dos reitores aos candidatos. “Vejo que a universidade cumpriu mais uma das suas funções. Proporcionamos diálogo e debate e isso é algo muito positivo para Salvador. Desejamos que, a partir daqui, os candidatos tenham a capacidade de pensar numa Salvador diferente, menos desigual.”, afirmou o vice-reitor da UFBA, Paulo Miguez.

 Ao final, cinco estudantes sorteados também puderam fazer perguntas aos candidatos. “Tivemos a oportunidade de nos expressarmos, além de ouvi-los. Um debate no ambiente universitário permite que a gente coloque em pauta nossos anseios. Eles deixam de supor o que necessitamos e podem visualizar aquilo que queremos e precisamos”, avaliou a estudante de Pedagogia da UFBA, Deyse Oliveira.

Para o cicerone do evento, o reitor Renato Anunciação, o IFBA teve oportunidade de proporcionar um momento político único para a cidade. “Para nós do IFBA, além de ser uma honra sediar o primeiro debate dos prefeituráveis, é uma alegria participar da história de Salvador. Para fazer parte de um debate aberto é preciso coragem para discutir idéias. Vemos que precisamos de uma outra forma de governar e o debate permite assumir compromisso com a sociedade.”, concluiu Anunciação.

O debate foi transmitido ao vivo pela Rádio Faced Web e pelo Canal Polêmicas, da UFBA.