Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2016 > IFBA se prepara para participação em etapa regional dos Jogos Seletivos

IFBA se prepara para participação em etapa regional dos Jogos Seletivos

por Helen Sampaio publicado: 11/08/2016 15h51 última modificação: 11/08/2016 16h51

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) está realizando uma série de ações com o objetivo de melhor se preparar para a etapa regional dos Jogos Seletivos dos Institutos Federais (JIF), que acontecerá entre os dias 6 e 11 de setembro, em João Pessoa, na Paraíba.

Entre as atividades desenvolvidas pela equipe da Coordenação de Esporte e Lazer (CEL), vinculada ao Departamento de Ações de Cultura, Esporte e Lazer (Dacel), está o acompanhamento dos planos de treinamento executados pelos professores de educação física do IFBA; o investimento de R$166 mil em uniformes para as dez modalidades em que os estudantes participarão e a liberação de recursos para os campi que estão com dificuldades de participar do evento; além de orientações, através de webconferências e reuniões presenciais, aos servidores que irão participar da competição nas funções de técnico esportivo, psicólogo, enfermeiro, assistente social, chefe da delegação e representante.

A chefe do Dacel, Liz Rodrigues, ressaltou que o aquecimento para a participação nos JIF começou desde a realização dos Jogos Seletivos do IFBA (JIFBA), que ocorreram nos meses de outubro e dezembro de 2015. De lá para cá, o Instituto tem realizado o trabalho de mobilização das equipes e, inclusive, participou do planejamento dos JIF 2015 – etapa nordeste, em julho de 2016, em João Pessoa. “A expectativa de participação do IFBA nos JIF 2016 etapa nordeste é grande e está mobilizando toda comunidade da Instituição, desde os servidores, os alunos e as famílias dos alunos", enfatizou Liz.

A etapa regional dos JIF é classificatória para a nacional, que acontecerá entre os dias 5 e 9 de outubro, dentro do Conecta IF, em Brasília. “Traremos dessa etapa muita experiência técnica para os docentes acerca dos treinamentos; para os estudantes, a oportunidade democrática de experimentação do esporte, além da convivência social ampliada; e para o CEL/Dacel, fatos e dados relevantes para a organização do próximo JIFBA, bem como elementos técnicos ricos para a formulação de uma política institucional de esporte", destacou a coordenadora de Esporte e Lazer, Micheli Venturini.

A delegação do IFBA para os jogos será composta por 158 representantes, entre estudantes e servidores. O Instituto competirá nas modalidades atletismo, natação, handebol, basquete, futebol, tênis de mesa, vôlei, xadrez, vôlei de praia e futsal. O evento também contará com a participação dos Institutos Federais Baiano (IFBaiano), do Piauí (IFPI), do Rio Grande do Norte (IFRN), da Paraíba (IFPB), do Ceará (IFCE), do Maranhão (IFMA), de Sergipe (IFSE), de Pernambuco (IFPE) e de Alagoas (IFAL).

"O momento é de reconstrução do modo de tratamento dado ao esporte no IFBA. Para nós, a participação no JIF 2016 é consequência natural de um processo organizado de democratização do acesso ao esporte para todo o IFBA. Diferente de outros momentos, em 2016 a ida ao JIF tem um sentido especial para o Instituto, já que pode ser considerada a culminância de parte do trabalho iniciado em 2015 pelo Dacel e, portanto, um momento rico, integrador e de muito aprendizado para todos”, concluiu Micheli.