Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2016 > IFBA promove aula de educação ambiental com alunos de colégio de Vitória da Conquista

IFBA promove aula de educação ambiental com alunos de colégio de Vitória da Conquista

publicado: 19/05/2016 17h53 última modificação: 19/05/2016 17h53

Por Renata Lacerda

O Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Vitória da Conquista, recebeu, na última segunda-feira (16), a visita de professoras e alunos do 5º ano do Colégio Municipal Caic, que participaram de uma aula de educação e conscientização ambiental, na qual foram apresentadas noções introdutórias sobre técnicas de compostagem, reciclagem   horta orgânica e permacultura, seguida de uma visita à horta que está sendo desenvolvida no campus. Ao final da atividade, os estudantes receberam um brinde com sementinhas de feijão.

Os alunos que receberam o treinamento ficaram empolgados com a possibilidade de confeccionar a própria horta e prometeram que serão multiplicadores dos conhecimentos recebidos. “Eu aprendi várias coisas novas sobre o adubo e a compostagem que eu nunca tinha ouvido falar, tudo isso eu vou ensinar às outras pessoas também”, comenta a estudante Ana Cecília da Silva.

Desde março deste ano, os professores do IFBA, Orleane Brito, Marcos Messias, Rosineide Xavier e Camila Cruz, com o apoio dos bolsistas José Lucas Barros e Roberta Albuquerque, têm desenvolvido um projeto de extensão que une a compostagem  e a criação de  uma horta orgânica no campus, baseadas nos princípios da Permeacultura. A matéria prima utilizada é proveniente de resíduos do restaurante universitário, da cantina e do material orgânico oriundo da limpeza de áreas verdes do Instituto.  

O projeto ainda está na fase inicial, mas a ideia é que os alimentos produzidos a partir da horta sejam fornecidos ao restaurante do Instituto e, que a iniciativa vá além do ambiente universitário.  Segundo Orleane, por se tratar de um projeto de extensão, um dos objetivos principais é manter a parceria com a comunidade,  para poder despertar a consciência ecológica e ambiental dos estudantes. “O nosso objetivo é estimular e treinar esses estudantes para a criação de uma horta nas dependências da própria escola”, afirma a professora.

Outro importante viés do projeto é a preocupação com a sustentabilidade e a consciência ecológica e ambiental do âmbito acadêmico. “Além de cuidar da imagem paisagística da Instituição, vale lembrar que, cerca de 80% dos materiais que utilizamos na horta é proveniente de material de descarte do campus: sucatas, vidro, ferro, plástico, cadeiras quebradas, um material que teria como destino o lixo", ressalta o professor Marcos Messias. 

 

Coordenação de Comunicação Social – Campus Vitória da Conquista