Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2016 > IFBA participará de jogos nacionais dos IF’s após destaque na etapa Nordeste

IFBA participará de jogos nacionais dos IF’s após destaque na etapa Nordeste

por Helen Sampaio publicado: 16/09/2016 16h16 última modificação: 19/09/2016 16h00

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) será representado por três estudantes na etapa nacional dos Jogos Seletivos dos Institutos Federais (JIF), que acontecerá entre os dias 4 e 9 de outubro, em Brasília, Distrito Federal (DF). 

Emilly Helen Almeida Chaves, do campus Simões Filho (na categoria Leve), Hallisson Teles Matos Barbosa, do campus Barreiras (na categoria Pesado) e Thiandre Calixto dos Santos, do campus Ilhéus (na categoria Meio Pesado), ganharam medalha de ouro no judô, na Etapa Nordeste dos jogos, realizada em João Pessoa, entre os dias 6 e 11 de setembro, e garantiram vaga na fase nacional.

O evento, que anteriormente seria realizado entre os dias 5 e 9 de outubro, teve sua data alterada, começando um dia antes, pelo Instituto Federal de Brasília (IF Brasília), anfitrião da iniciativa, que acontecerá de forma conjunta ao  Conecta IF, que será realizado entre os dias 3 e 7 de outubro.  

Segundo a chefe do Departamento de Ações de Cultura, Esporte e Lazer do IFBA (Dacel), Liz Rodrigues, é grande a expectativa da participação do Instituto nos jogos nacionais. “O desejo é de que o IFBA cada vez mais tenha representatividade neste evento, a partir da implementação de um plano de treinamento mais arrojado, além de cursos técnicos de reciclagem aos professores de educação física e aumento dos investimentos na área do esporte”, disse.

Liz, que foi uma das chefes de delegação na etapa regional do evento, também estará à frente da delegação na etapa nacional, junto com a Coordenadora de Esporte do IFBA, Micheli Venturini, que elogiou a participação dos estudantes no evento em João Pessoa. “Foi um exemplo o comportamento e as atitudes de nossos estudantes, dentro e fora dos espaços de competição. Isso ressalta o papel formativo que o Esporte ocupa atualmente na política institucional do IFBA”, finalizou.

Além dos três estudantes medalhistas, a delegação do IFBA será composta por Liz e Micheli(chefes de delegação) e pelo professor de educação física do campus Ilhéus e técnico de judô, Cacio Silva.

A etapa nordeste dos JIF

O IFBA participou da etapa regional dos Jogos Seletivos dos Institutos Federais com a maior delegação da sua história. Foram quase 200 pessoas, entre estudantes, professores, servidores, orientadores e motoristas, representando onze de seus campi. “Os nossos estudantes puderam experimentar o que o esporte pode proporcionar de melhor: a disputa franca, o sabor amargo da derrota e a deliciosa sensação de uma vitória bem conquistada, além da convivência harmoniosa e o aprendizado da diversidade cultural”, enfatizou Liz.

As competições foram divididas em coletivas e individuais, nas categorias feminino e masculino, em diversas modalidades: handebol, futsal, basquete, voleibol, futebol, vôlei de areia, judô, natação, atletismo, tênis de mesa e xadrez. Além dos três ouros no judô, o IFBA conseguiu mais seis  medalhas: os estudantes Lucas Santos Sousa e Benício de Melo Santos Neto, do campus Vitória da Conquista, levaram o bronze, no vôlei de Praia; Ladislau Pereira de Azevedo Neto, do campus Ilhéus, ganhou o bronze no judô (nas categorias Absoluto e Leve); Ladislau Pereira de Azevedo Neto, Thiandre Calixto dos Santos e Carlos Patrick Fontes Silva, do campus Ilhéus, Hallisson Teles Matos Barbosa, do campus Barreiras, e Ramon da Fé Copque Conceição, do campus Salvador, conquistaram o bronze no judô, na competição por equipe, na categoria Absoluto; Geovana Alves da Silva, do campus Irecê, levou a prata na prova de 400m rasos feminino, na modalidade atletismo e a estudante Maria Letícia, do campus Ilhéus ,levou a prata no xadrez feminino. 

Mais fotos!

Atualizada em 19 de setembro, às 15h59 

Leia mais: IFBA lança exposição virtual sobre esportes

 

registrado em: