Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2016 > IFBA participa de Jogos Universitários Brasileiros (JUBS)

IFBA participa de Jogos Universitários Brasileiros (JUBS)

publicado: 07/11/2016 15h13 última modificação: 07/11/2016 15h16

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) participa, pela primeira vez, dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS), que acontecem até 13 de novembro, na cidade de Cuiabá – MT.

Os JUBS, que acontecem desde 1935, estão na sua 64° edição, com a participação de 4 mil estudantes atletas de universidades públicas e particulares de todo o Brasil.  A competição reúne modalidades individuais e coletivas, categorias feminina e masculina, e entre as modalidades estão atletismo, badminton, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, basquetebol, futsal, handebol e voleibol. Os campeões representam o Brasil nos Jogos Universitários Mundiais (Universíade).

As novidades, na área técnica, estão por conta da entrada da corrida de rua e jogos virtuais, representado pelo futebol virtual. Além disso, três modalidades do paradesporto passam a fazer parte da competição: tênis de mesa, atletismo e natação. Os JUBs Acadêmico, que antes era exclusivamente uma mostra de painéis, ganha status de modalidade, com a disputa e escolha dos melhores trabalhos/artigos acadêmicos com temas relacionados à Educação Física.

As estudantes Larissa Gandarela e Eveline, dos cursos de Tecnologia em Eventos e Licenciatura em Física, campus
Salvador, dupla campeã do Volei de Praia no JIFBA 2015 (etapa de Vitória da Conquista), venceram os Jogos Universitários da Bahia (JUBA) e com isso garantiram ao IFBA uma vaga no JUBS. Elas estão disputando, também, o campeonato mundial sub 21 e circuito nacional de vôlei de praia.

Segundo a chefe do Departamento de Ações de Cultura, Esporte e Lazer do IFBA (Dacel), Micheli Venturini, trata-se de mais uma ação de fomento à prática esportiva. “A representação que a meninas permitiram ao IFBA no JUBS é  fruto direto do JIFBA 2015. O DACEL investiu em 2016 em estimular e orientar a participação em editais do Ministério do Esporte em busca de captar recursos para a oferta de prática esportiva aos estudantes do ensino superior do IFBA, e tivemos a aprovação do Programa Segundo Tempo Universitário, que abrirá 600 vagas diretas aos estudantes do campus Salvador, desse seguimentos nas modalidades de futsal, voleibol, dança, ginástica, hidroginastica e outras. Estamos soltando um diagnóstico de estudantes do ensino superior que praticam esportes de diversas modalidades em todos os campi para que possamos orientar o estabelecimento de novas parcerias de extensão que promovam melhor condição para o praticante e para o acompanhamento do professor de educação física de cada campus. Essa ação visa garantir o direito dos estudantes do ensino superior a participar de eventos esportivos com apoio da Política Estudantil e mobilizar a comunidade”, explica Venturini.

A professora Tânia Jussara, coordenadora adjunta do ensino superior do campus SSA, comemora a participação da instituição no JUBS. "O esporte entra definitivamente como importante veículo de divulgação do IFBA, especialmente de seus cursos de graduação. Trata-se de uma ferramenta que carrega em si brilho e justificativas próprias para essa função, já que é entendido no IFBA, atualmente, como bem cultural  que deve ser garantido a todos”, afirma Jussara.