Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2016 > IFBA inaugura Espaço Cultural com a presença de autoridades da área

IFBA inaugura Espaço Cultural com a presença de autoridades da área

publicado: 31/08/2016 18h38 última modificação: 31/08/2016 18h51

Por Helen Sampaio

Na tarde de ontem (30), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) inaugurou o Espaço Cultural 2 de Julho, em uma cerimônia que contou com a presença de representantes do Instituto, entre eles, o reitor Renato da Anunciação, pró-reitores e diretores e, autoridades do Estado da Bahia, como o superintendente de desenvolvimento e educação profissional da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Durval Libânio, o chefe de gabinete da Secretaria de Cultura (Secult BA), Cláudio Palma de Mello, o coordenador de pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Thierry Correa Lobão, e a coordenadora do Teatro ISBA, Jane Carvalho.

Ainda estiveram presentes na solenidade, estudantes do IFBA e a comunidade externa, mencionados no discurso de Anunciação que frisou a importância do espaço cultural como mais um instrumento de aproximação do Instituto com a sociedade. “Desejamos que este espaço seja vivo, com uma programação atrativa e aberta à comunidade. Para isso, além de promovermos eventos do Instituto, pretendemos disponibilizar o Espaço Cultural para peças teatrais e outros eventos da cidade, com o objetivo de que a Reitoria seja, além de um espaço de gestão,  um espaço de cultura e lazer”, afirmou.

Após discursar, o reitor inaugurou a placa de identificação do espaço e os presentes cantaram o Hino de Independência do Estado da Bahia, cuja data de celebração dá nome ao espaço cultural. No segundo momento da cerimônia, os convidados participaram de um coquetel e conheceram o espaço, assistindo à apresentação do comediante Alan Miranda, que contou de forma descontraída, um resumo da história do Instituto centenário. Após este momento, os presentes puderam assistir ao vídeo institucional do IFBA, produzido pela Diretoria de Gestão da Comunicação Institucional (DGCOM) e lançado na ocasião. Finalizando a programação, o coral performático Expressons, do maestro Márcio Medeiros, apresentou um espetáculo com músicas que marcaram a história do cinema.

Na avaliação da chefe do Departamento de Ações, Cultura, Esporte e Lazer (Dacel), Liz Rodrigues, que esteve à frente da organização do evento, o evento foi um sucesso. Liz ainda ressaltou que a participação dos servidores foi de suma importância. “A nossa expectativa era grande e a realidade a superou porque tudo ocorreu da melhor forma possível, com a presença da comunidade interna e da sociedade. Acredito que esta realização ficará marcada na história do IFBA e permitirá que realizemos com maior intensidade ações de fomento de nossos eventos científicos, artísticos e culturais”, finalizou.

 Mais fotos da Inauguração 

Confira, abaixo, a programação do Espaço Cultural 2 de Julho para os próximos meses. 

Programação

- A 3ª edição do Fórum de Educação Musical da Bahia (FEMBA) e Fórum Permanente de Ensino de Música na Educação Básica - 8 e 9 de outubro

- A 6ª edição do Festival Internacional de Corais da Bahia (FESTCOROS) - 3 a 5 de novembro

- Lançamento do Livro dos 106 Anos do IFBA – 15 de novembro

 

Leia mais: Inauguração oficial do Espaço Cultural 2 de Julho acontece na próxima terça 

 

registrado em: