Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2016 > IFBA emite nota oficial sobre a exclusão dos IFs da relação de notas do ENEM 2015

IFBA emite nota oficial sobre a exclusão dos IFs da relação de notas do ENEM 2015

publicado: 06/10/2016 18h24 última modificação: 06/10/2016 18h29

Na última quarta-feira (4), o INEP divulgou as notas do ENEM 2015 por escola, excluindo do ranking o desempenho dos Institutos Federais (IFs), sob a justificativa de que houve uma mudança metodológica que desconsidera o ensino médio integrado ao ensino técnico como ensino médio regular.

Embora a autarquia tenha publicado uma nota informando que houve um “equívoco” de interpretação da legislação vigente e que disponibilizará a inclusão dos resultados dos IFs tão logo seja possível, o IFBA considera inconcebível tal posicionamento, uma vez que, incontestavelmente, somos uma instituição que oferta educação profissional técnica – que, por força de lei, equivale ao ensino médio. Dessa forma, a exclusão dos Institutos Federais do ranking menospreza nossa reconhecida contribuição para a sociedade ao ofertar educação de qualidade e cooperar para o desenvolvimento das diversas regiões da nação ao longo de 107 anos de história.

O Instituto destaca, ainda, que na edição anterior do exame, obtivemos a 1ª colocação no ranking entre as escolas públicas do estado da Bahia e a 12ª posição no ranking geral no estado. Na relação, além destes dois destaques, o IFBA ainda figurou com a 1º posição entre as escolas públicas nos municípios de Salvador, Simões Filho, Jequié, Porto Seguro, Feira de Santana, Barreiras, Seabra, Eunápolis, Irecê, Santo Amaro, Paulo Afonso, Jacobina, Valença e Ilhéus.

Por entender a importância do exame e a qualificação que ele atribui às instituições de ensino do país, o IFBA, assim como os demais institutos, aguarda com brevidade a divulgação desses dados, a fim de prestar contas não só aos alunos e familiares, mas, também, às comunidades impactadas com nossas ações de pesquisa e de extensão e à sociedade como um todo.

 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)

registrado em: