Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2016 > IFBA desenvolve ações em parceria com o Sebrae

IFBA desenvolve ações em parceria com o Sebrae

publicado: 14/04/2016 16h53 última modificação: 03/05/2016 15h11

Por Helen Sampaio

Com o objetivo de ampliar e disseminar a educação empreendedora no ambiente acadêmico, o IFBA, através das pró-reitorias de Extensão (Proex) e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Prpgi), realizará uma série de ações em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Entre as atividades estão cursos de capacitação, palestras e a oferta de uma disciplina sobre empreendedorismo, destinados a professores e estudantes do Instituto.

Cursos de Capacitação

Os professores do IFBA poderão se inscrever nos cursos de capacitação “Despertar” e “Formação de Jovens Empreendedores”, a partir de amanhã (15). As inscrições serão realizadas nas Coordenações de Extensão ou equivalentes dos campi até o dia 25 de abril. Os professores que participarem dos cursos estarão aptos a ministrá-los para os estudantes do Instituto, perpetuando, assim, os conhecimentos da área do empreendedorismo.

No curso “Despertar”, serão trabalhados tópicos relacionados aos conceitos de cooperação, cidadania e ética, que servirão de base para os questionamentos de como ser um jovem empreendedor, fazer planejamento, trabalhar em equipe a fim de alcançar metas, entre outros. Já o curso “Formação de Jovens Empreendedores” abordará desafios e oportunidades relacionadas ao empreendedorismo.

As capacitações serão ministradas pelo Sebrae, no âmbito do Programa Nacional de Educação Empreendedora, no período de 2 de maio a 20 de junho, com carga horária de 40h cada. Inicialmente, serão ofertadas 130 vagas.

Desafio Universitário Empreendedor

O IFBA também trabalha em parceria com o Sebrae na divulgação do Desafio Universitário Empreendedor. A competição de caráter educacional é destinada a estudantes de todos os cursos de graduação e professores vinculados a Instituições de Ensino Superior (IES) do país. Seu objetivo principal é estimular o desenvolvimento de atividades empreendedoras. As inscrições ocorrem durante todo o ano, através do site Desafio Universitário Empreendedor.

“A participação da nossa comunidade acadêmica no Desafio tem importância estratégica para nossas metas de promover o empreendedorismo de base tecnológica e a inovação, ambos orientados para a transferência ao mercado de tecnologias desenvolvidas dentro do Instituto”, afirma o chefe do Departamento de Inovação da Prpgi, Henrique Caribé Ribeiro.

No início de 2016, a proposta do Hotel de Projetos Tecnológicos do IFBA foi contemplada como uma das ideias premiadas da edição 2015 do Desafio Universitário Empreendedor. O projeto está previsto para ser implantado no segundo semestre deste ano.

Palestras e disciplina sobre empreendedorismo

Ainda de acordo com Caribé, serão realizadas, ao longo do ano, palestras sobre empreendedorismo para reforçar e ampliar o aprendizado dos estudantes sobre a temática. Além disso, será ofertada uma disciplina sobre o tema para os estudantes de todos os cursos do IFBA. “Nós capacitaremos nossos professores, através de uma parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Após essa capacitação, eles poderão transmitir o aprendizado para os estudantes”, finaliza.