Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2016 > IFBA assina parceria com Fundac

IFBA assina parceria com Fundac

publicado: 23/12/2016 12h28 última modificação: 03/01/2017 10h54

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) assinou, na manhã de hoje (23), convênio com a Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) visando ao desenvolvimento de cursos de capacitação, preparatórios e de qualificação para jovens e adolescentes, em cumprimento de medida socioeducativa de internação.

O convênio é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão  (Proex), que destinou parte de seus recursos, para realizar o curso de Auxiliar de Panificação. “Esse primeiro curso de educação continuada visa atender a um anseio da Fundac, na recolocação de meninos em vulnerabilidade social, proporcionando cursos de capacitação e qualificação para jovens e adolescentes”, explicou Vera Mendes, chefe do Departamento de Relações Comunitárias da Proex.

Regina Carvalho, diretora geral da Fundac, falou sobre a importância da celebração deste convênio “É muito importante para nós essa parceria, pois uma das nossas maiores questões é justamente a saída do jovem da instituição. Esse curso gera oportunidades de recolocação profissional.”, afirmou.

Durante o encontro foram levantadas outras possíveis ações de parceria. Para o reitor, Renato da Anunciação, o IFBA é muitas vezes a única esperança dos jovens. “Acho que podemos fazer não só essas parcerias, mas quantas vocês identificarem necessárias. Vamos fazer o possível para tratar dessa questão de forma prioritária. Essa instituição pode fazer muita coisa pelos jovens em situação de risco. É muito importante para gente salvar esses meninos.”, afirmou.

Também estiveram presentes na reunião Jaqueline Menezes, Chefe do Departamento de Programas e Projetos da Proex, pelo IFBA e Fabiana Burity, diretora adjunta, Glauco Chalegre, assessor, Maria Mercedes Agrícola, coordenadora de educação, Rosa Myra, supervisora de educação profissional e Jurandir Moreira, gerente Case Cia, pela Fundac.

Fundac

A Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) é o órgão responsável pela gestão da política de atendimento a jovens e adolescentes, com idades entre 12 e 21 anos incompletas, em cumprimento das medidas socioeducativas de semiliberdade e internação no estado da Bahia.

Foi criada em 1991, através da Lei 6.074, que transformou a antiga Fundação de Assistência a Menores no Estado da Bahia (Fameb). É uma fundação com personalidade jurídica de direito público, vinculada à Secretária da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social.