Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2016 > IFBA assina convênio de parceria com o Sebrae

IFBA assina convênio de parceria com o Sebrae

publicado: 26/04/2016 09h11 última modificação: 27/04/2016 17h23

Na última quarta-feira (20), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), assinou um convênio de parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para a implantação do “Hotel de Projetos”.

O convênio é fruto da chamada pública nº 02/2015 - Edital de educação empreendedora no ensino superior, promovida pelo Sebrae e que tem como objetivo principal fomentar o empreendedorismo por meio da educação superior. Além do IFBA, cinco instituições de ensino superior na Bahia foram contempladas: Área 1, Faculdade Dom Pedro II, Universidade Católica do Salvador (UCSal), Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e  Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Durante a cerimônia, que aconteceu na sede do Sebrae, o diretor de atendimento da empresa, Franklin Santos, destacou a iniciativa como um passo importante para levar o empreendedorismo aos jovens universitários. “Esse é um desafio de todos nós, que queremos ver uma Bahia mais forte”, afirmou.

Para Renato da Anunciação Filho, o reitor do IFBA, o convênio é uma  oportunidade para ampliar o perfil dos alunos. “Essa parceira vem acrescentar ao Instituto algo que estudamos a um tempo, que é ampliar o perfil de nossos estudantes, especialmente em relação ao empreendedorismo a inovação. Esperamos daqui a um ano apresentar grandes resultados a sociedade brasileira”, concluiu.

Além do convênio com as instituições de ensino superior, também foi assinado um protocolo de intenções do Sebrae Bahia com a Associação de Jovens Empreendedores do Estado da Bahia (AJE Bahia), a Federação Baiana das Empresas Juniores (UNIJr-BA) e a Junior Achievement (JA Bahia), que objetiva estimular o empreendedorismo entre os jovens.

Hotel de Projetos

O Hotel funciona como uma pré-incubação, onde um aluno ou grupo de alunos irão receber uma bolsa mensal para trabalhar uma ideia (algo imaterial) e transformá-la em um protótipo (algo material), ou em um plano de negócios.

Henrique Caribé Ribeiro , Chefe do Departamento de Inovação Tecnológica, da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Prpgi) informou que o Hotel foi pensando de modo a estimular a visão empreendedora e dar suporte aos alunos. “Além da bolsa mensal, que irá financiar a ideia, eles terão curso de capacitação, 6h de consultoria no Sebrae, acompanhamento de um orientador do IFBA e também poderão contar com a estrutura do campus”, detalhou.

O IFBA receberá do Sebrae , durante dois anos, o valor total de R$ 170.000,00 para implementação do Hotel de Projetos nos 12 campi que oferecem cursos superiores e como contrapartida deve se comprometer com as soluções metodológicas do Sebrae: Desafio Universitário Empreendedor e ofertar discplina e palestra de empreendedorismo.

A próxima etapa do Hotel de projetos é a seleção e capacitação dos professores, que deve ocorrer nos próximos dois meses. Mais informações podem ser obtidas através do e-mal:  inovaifba@ifba.edu.br ou do telefone 71 3221-0335/6.

Leia mais: IFBA desenvolve ações em parceria com o Sebrae

 

registrado em: