Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2016 > IFBA apresentará trabalhos e performance artística no Conecta IF

IFBA apresentará trabalhos e performance artística no Conecta IF

publicado: 04/10/2016 15h58 última modificação: 05/10/2016 17h56

Por Helen Sampaio

O Conecta IF teve sua abertura ontem (3), em Brasília (DF), e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) inicia suas participações no evento, a partir de hoje (4), quando começam as apresentações de trabalhos da Semana de Produção Científica e a Mostra de Arte e Cultura.

Na tarde de hoje, serão apresentados os trabalhos “A influência do comprimento de onda da luz na eficiência da fotossíntese” e “O epistemicído no conto ‘A Liberdade Contra O Peito’”, ambos submetidos pelo campus Santo Amaro. Amanhã (5) e na próxima quinta-feira (6) serão apresentados mais 11 trabalhos nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias, Multidisciplinar e Engenharias de diversos campi do Instituto.

Além dos trabalhos, a programação de amanhã contará com a apresentação da performance “Vem pra cá, vem sambar! O sama de roda e a resistência da cultura do recôncavo baiano”, de um grupo de professores e estudantes do campus Santo Amaro, na Mostra de Arte e Cultura. A apresentação é resultado de um projeto desenvolvido no campus, que faz parte da programação de atividades do Núcleo de Arte e Cultura (NAC), vinculado à Coordenação de Extensão do campus.

Segundo um dos coordenadores do núcleo, o professor Eduardo Ferreira Santos, o trabalho desenvolvido a menos de um ano, tem o objetivo de “mostrar que o samba de roda faz parte da tradição cultural do povo santamarense e representa valores estéticos e significados multifacetados, enraizados na vida comunitária dos moradores desta região e, enquanto patrimônio imaterial acaba por ser submetido a uma série de representações estéticas produzidas para públicos diversos e com objetivos variados. Esta apresentação pretende proporcionar ao público-alvo o conhecimento sobre a diversidade geocultural, musical e estética de grupos de samba de roda da região de Santo Amaro”, destaca.

Na performance, serão apresentados os tipos específicos que interagem em uma roda de samba, como marisqueiras, lavadeiras, baianas e pescadores. Ao todo, serão 19 alunos em cena, sendo quatro músicos e 15 dançarinos, além de Santos e dos outros três professores coordenadores que também interagem na performance: Jecilma Lima, Marcele Almeida e Soraia Brito.

 “O samba de roda, para além da manifestação artística, representa um momento de interação onde subjazem as relações de trabalho. Estes trabalhadores serão representados em seus movimentos laborais, performatizados em movimentos de dança, ao som de músicas típicas da região que são cantadas durante as atividades que garantem a sobrevivência”, finaliza Santos

O Conecta IF seguirá até a próxima sexta-feira (7), no campus Samambaia, do Instituto Federal de Brasília (IFB). Confira a programação completa do evento. 

 

Atualizada em 5 de outubro, às 17h55

registrado em: