Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2016 > IFBA apresenta aplicativo com dicionário técnico em Libras em congresso internacional

IFBA apresenta aplicativo com dicionário técnico em Libras em congresso internacional

publicado: 15/09/2016 16h38 última modificação: 15/09/2016 16h38

Por Lorena Pio

Participantes do I Congresso Internacional e do VI Seminário de Educação Bilíngue para Surdos (VI Sebsurdos), que acontecem em Salvador, simultaneamente até a próxima sexta-feira (16), com o tema “O bilinguismo na Educação de Surdos”, poderão conhecer o aplicativo “Dicionário Técnico em Libras”, criado por professores, alunos e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Brumado.

A ferramenta, pensada para facilitar o aprendizado dos estudantes durante as aulas, será apresentada pela intérprete de LIBRAS, Roberta Pereira, no estande montado dentro do evento, promovido pelo Colegiado de Pedagogia do Departamento de Educação do Campus I da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).  

Resultado de um projeto desenvolvido no campus, o “Dicionário técnico em LIBRAS” destaca a importância do uso das Tecnologias Assistivas na Educação Técnica dos Surdos matriculados na rede de ensino do IFBA e outras instituições, bem como a comunidade em geral. Para sua criação, foram desenvolvidas pesquisas em cada turma dos cursos técnicos de mineração, informática e edificações, nas quais foram identificados mais de 50 verbetes técnicos que necessitavam de um sinal em LIBRAS. Após sua criação, os principais termos técnicos, utilizados no campus, puderam ser consultados em um dicionário em forma de aplicativo para celular. O aplicativo ainda está em fase de adaptação pelo campus. 

 

Comunicação - Campus Brumado

registrado em: ,