Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2016 > IFBA abre 40 vagas para EJA em Salvador

IFBA abre 40 vagas para EJA em Salvador

publicado: 16/05/2016 18h07 última modificação: 16/05/2016 18h11

Iniciam na próxima quarta-feira (18) e seguem até o dia 20 de maio, as inscrições de candidatos ao processo seletivo simplificado para o curso técnico de saneamento, oferecido pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA). Há 40 vagas destinadas ao campus Salvador, com ingresso no primeiro e segundo semestre letivo de 2016.

O curso é ofertado através do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O processo seletivo é destinado a candidatos com idade a partir de 18 anos, que cursaram integralmente o ensino fundamental em rede pública municipal ou estadual, ou em escola comunitária gratuita, e desejam voltar a estudar, obtendo qualificação profissional ao mesmo tempo.

As inscrições são gratuitas e realizadas presencialmente. Os interessados devem comparecer ao campus Salvador - situado à rua Emídio dos Santos, s/n, Barbalho – munidos de RG (original e cópia) e histórico escolar, certificado ou atestado de conclusão do ensino fundamental, e preencher questionário socioeconômico. Os candidatos também participarão de entrevista socioeducacional, logo após a inscrição.

A lista dos aprovados está prevista para sair no dia 23 de maio.  As matrículas acontecerão nos dias 24 e 25 do mesmo mês, das 15 às 19h, na Gerência de Registros Acadêmicos de Nível Médio (GRA2) do campus. Os resultados e as convocações de matrículas serão divulgados no portal eletrônico do IFBA (www.portal.ifba.edu.br), no site do campus Salvador (www.salvador.ifba.edu.br) e na própria Instituição.

Mais informações podem ser obtidas com a Diretoria de Ensino do campus, pessoalmente ou pelo telefone (71) 2102-9511.

Saneamento

O curso técnico de saneamento é predominantemente noturno, como uma forma de facilitar o cotidiano do estudante que trabalha durante o dia. Com duração de quatro anos, essa formação prioriza a elaboração de alternativas que reduzam os impactos negativos sobre o meio ambiente, com destaque para os centros urbanos e, tendo como foco a sustentabilidade. Um profissional formado pelo IFBA será capaz de executar ações sustentáveis pertinentes ao desenvolvimento de tecnologias para a melhoria da qualidade da água, do abastecimento público, da condução e do tratamento do esgoto sanitário, bem como da gestão dos resíduos sólidos. Além de aulas teóricas e práticas, são oferecidos estágios em diversas empresas e outras instituições de ensino, como também atuação em projetos de pesquisa e extensão, em que os estudantes podem atuar como bolsistas, a exemplo da Jornada de Engenharia Sanitária e Ambiental (Jesam).

Edital Processo Seletivo EJA IFBA 2016 - Campus Salvador

Divisão de Comunicação – campus Salvador