Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2016 > Horta orgânica do IFBA em Vitória da Conquista recebe visita de estudantes

Horta orgânica do IFBA em Vitória da Conquista recebe visita de estudantes

publicado: 23/09/2016 14h54 última modificação: 23/09/2016 14h54

Na tarde da última quarta-feira (21), o campus Vitória da Conquista, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), recebeu a visita de estudantes do ensino fundamental I do Centro Educacional Carvalho (CEC) que conheceram a horta orgânica onde o campus trabalha permacultura e compostagem.  As crianças, acompanhadas de professores da escola e do IFBA, foram informadas sobre a importância do cultivo de hortas orgânicas, do meio ambiente e da separação do lixo.

Para a professora de Ciências do CEC, Angela Maria, é importante criar nas crianças essa maturidade para que possam aprender que elas estão protegendo e valorizando o planeta e a natureza e que elas são parte dela.  A professora contou que o projeto foi iniciado no CEC depois da visita do Instituto no ano passado e o incentivo ao cultivo da horta. O processo de plantio, cuidado e tratamento, são feitos pelos próprios alunos que aprendem a mexer na terra, separar o lixo orgânico de casa para o preparo do adubo orgânico e que depois da colheita, eles mesmos levam os legumes e verduras para comer em casa. “Um aluno na hora que o professor puxou a cenoura da terra, levou um susto, pois achava que a cenoura vinha do supermercado e aí a gente precisa ensinar que vem da terra! Tudo o que eu puder fazer para que eles possam participar e aprender, eu vou fazer e estarei com eles ensinando”, disse entusiasmada.

O professor do IFBA, Marcos Messias, disse que o projeto da horta no Instituto tem o objetivo de utilizar materiais e resíduos que alimentam o solo no plantio da horta para, posteriormente, fazer a colheita e doar os legumes e verduras para o refeitório do campus. Ele ainda nos contou que os alunos do CEC estão aderindo à ideia do cultivo da horta na escola deles e que hoje, em visita ao Instituto, eles plantaram mudas de tomate. “Este é um projeto de extensão e a ideia central dele é se expandir, não só dentro do IFBA, mas fora dos muros, em outras escolas”, finalizou o professor.

 

Comunicação - Vitória da Conquista