Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2016 > Evento sediado pelo IFBA discutirá a inclusão do ensino de música no currículo escolar

publicado: 02/09/2016 17h41 última modificação: 02/09/2016 18h30

Por Helen Sampaio

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) sediará, nos dias 8 e 9 de setembro, o III Encontro do Fórum Permanente de Ensino de Música nas Escolas da Educação Básica, promovido pela  Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), e o III Encontro do Fórum de Educação Musical da Bahia (FEMBA), que ocorrerão, simultaneamente, no Espaço Cultural 2 de Julho, na Reitoria, das 9h às 12h e das 14h às 18h.

A iniciativa conta com a participação de professores de música do IFBA, que participará do evento como apoiador e fomentador. Além do Instituto, também apóiam e colaboram com o evento: a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Com o tema “Música no currículo escolar: desafios e possibilidades na atual realidade brasileira”, a iniciativa é destinada aos professores e estudantes de música, gestores, pedagogos, pesquisadores e extensionistas, que estarão reunidos para discutir o ensino de música na Educação Básica, a aplicabilidade da Lei 11.769/2008, que torna o conteúdo musical obrigatório na Educação Básica, além das diretrizes do Conselho Nacional de Educação (CNE) para sua operacionalização e a proposta da Base Nacional Curricular Comum.

Os interessados em participar das atividades, podem se inscrever, gratuitamente, até o dia do evento, através desse link. A programação engloba mesas redondas, apresentações musicais de estudantes da Educação Básica de diversos municípios baianos e grupos de trabalhos sobre educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

Para o professor do campus Seabra, Eric Barreto, a discussão à que o evento se propõe é de suma importância, principalmente no contexto atual. “Estaremos discutindo uma mudança na percepção de arte para a sociedade, que agora passa a encarar a música como uma profissão e como cultura que auxilia no desenvolvimento humano dos indivíduos”, afirmou.

Ainda de acordo com Barreto, ao sediar este evento, o IFBA alcança um papel de fundamental importância no cenário nacional. “Os Institutos Federais têm acolhido a música em seus espaços, principalmente, através do ensino profissionalizante, ratificando o potencial da música na geração de renda. E o IFBA, a partir deste evento, fortalece sua participação nos debates sobre o tema, que já ocorrem em nível nacional”, ressaltou.