Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2016 > Estudantes do IFBA são finalistas do Concurso Ideias Inovadoras da Fapesb

Estudantes do IFBA são finalistas do Concurso Ideias Inovadoras da Fapesb

publicado: 07/04/2016 15h12 última modificação: 08/04/2016 15h41

Por Helen

O Instituto Federal da Bahia (IFBA) será representado por três estudantes na final do Concurso Ideias Inovadoras da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). A cerimônia de premiação acontecerá na próxima terça-feira (12), às 15h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), em Salvador.

Daniel Ramos da Rocha, do curso de eletrônica e Héricles Alves Damasceno, do técnico em mecânica, ambos do campus Salvador, concorrem ao prêmio, na categoria Estudante de Ensino Médio ou Ensino Profissional Técnico de Nível Médio, com os respectivos projetos: Sistema monitorador de consumo de água e energia residencial e Implantação de bicicletários nos campi do IFBA: viabilidade técnica e financeira. Já Igo Romero Costa de Souza, do curso de sistema de informação, do campus Vitória da Conquista, concorre na categoria Graduandos, com o projeto Vazza, um protótipo formado por um conjunto de sensores que enviam dados sobre a estrutura hidráulica local.

O Concurso Ideias Inovadoras é uma linha de ação do Programa Empreende Bahia que tem entre seus objetivos disseminar a cultura do empreendedorismo no Estado e incentivar o desenvolvimento de ideias inovadoras. Os projetos desenvolvidos por estudantes do ensino médio e técnico, pesquisadores e graduandos de universidades estaduais, federais, particulares e outras instituições de pesquisa, versam sobre inovações em diversas áreas, entre as quais, da saúde, educação, engenharia, games, música e mobilidade. Ao todo, 24 ideias serão premiadas. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão cheques nos valores de R$ 15 mil, R$ 10 mil e R$ 5 mil.