Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2016 > Estudantes do IFBA participam da X Feira do Semiárido

Estudantes do IFBA participam da X Feira do Semiárido

publicado: 26/10/2016 17h29 última modificação: 26/10/2016 17h30

Por Verusa Pinho

Nesta quinta-feira (27), os estudantes do curso técnico integrado de informática, do campus Seabra, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Jéfte Batista e Gustavo Brandão, estarão em Feira de Santana, participando da X Feira do Semiárido, que acontece na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) até a próxima sexta-feira (28). 

Na ocasião, os jovens compartilharão experiências do projeto de extensão “Etnoconhecimento e qualidade da água nas comunidades tradicionais do município de Seabra”, coordenado pelos docentes Theo Barreto e Henrique de Andrade.

Intitulados “Percepções acerca da relação de trabalho e festa a partir da celebração da consciência negra das comunidades Mocambo da Cachoeira/Cachoeira da Várzea” e “Entre o sagrado e a seca: uma análise sobre a reza da chuva para São Sebastião nas comunidades quilombolas do Mocambo da Cachoeira/Cachoeira da Várzea”, os estudos serão apresentados como Comunicação Oral e, posteriormente, farão parte dos anais do evento.

Saiba mais

O referido projeto abarca um conjunto de ações do Grupo de Pesquisa Muanzi (IFBA/CNPq), desenvolvidas em quatro comunidades quilombolas pertencentes ao município de Seabra: Olhos D’água do Basílio, Serra do Queimadão, Agreste e Baixão Velho. A iniciativa está avaliando a relação dos moradores com a água, bem comumente escassa na região, incluindo métodos de análise de qualidade, conservação, reaproveitamento e uso sustentável desse recurso natural. Dentre as atividades realizadas, destacam-se oficinas formativas, que, com base nos saberes tradicionais, pretendem promover o desenvolvimento socioeconômico das comunidades, buscando ainda, alternativas para o tratamento da água. 

Comunicação - Campus Seabra

registrado em: ,