Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2016 > Estudante do IFBA é único medalhista do ensino médio de Jacobina em Olimpíada

Estudante do IFBA é único medalhista do ensino médio de Jacobina em Olimpíada

publicado: 12/12/2016 15h09 última modificação: 12/12/2016 15h09

Por Henrique Soares

O estudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Jacobina, Lucas Duarte, foi, pelo segundo ano consecutivo, o único medalhista do ensino médio do município em categoria nacional da 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

“Me sinto honrado e recompensado em representar minha escola em nível nacional com a segunda medalha de bronze, pois a conquista é fruto do grande fascínio que tenho pela matemática. Penso que seja importante que mais alunos continuem participando e representando nossa instituição”, afirma o estudante do curso técnico em informática.

Lucas conta que planeja seguir carreira acadêmica na área. Ele aponta como sua maior fonte de inspiração o matemático brasileiro Artur Ávila, que recebeu em 2014 a Medalha Fields, conhecida como o “Nobel da matemática”. Além de Lucas, outros onze estudantes do campus foram premiados com certificados de menção honrosa.

Para o professor do IFBA, Ricardo Mesquita, que coordena a Obmep no campus, as conquistas da olimpíada nos últimos anos têm influenciado o desempenho dos alunos em sala de aula. “Acaba motivando os outros colegas a participar mais durante as abordagens dos conteúdos. Todos saem ganhando”.

Os premiados com medalha poderão participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC-Jr), que vai acontecer no próximo ano. O resultado foi divulgado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que organiza a competição. A edição 2016 da Obmep contou com mais de 17 milhões de inscritos.

Mais informações: www.jacobina.ifba.edu.br

Comunicação - Campus Jacobina