Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2016 > Estudante do IFBA é selecionado para Olimpíada de Língua Portuguesa

Estudante do IFBA é selecionado para Olimpíada de Língua Portuguesa

publicado: 08/09/2016 17h45 última modificação: 08/09/2016 17h45

Por Danny Ana

O campus Eunápolis, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), estará presente na etapa estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa 2016, prevista para acontecer em outubro. A crônica “Entre a vida e a morte no meu (não) lugar”, do estudante Allefe Soares de Souza (1º ano de edificações), foi selecionada entre aproximadamente 50 mil textos inscritos nas quatro modalidades: poema, memórias, crônicas e artigo de opinião.  

No IFBA, o processo de preparação para a olimpíada começou com a realização de oficinas, passando por aulas específicas para produção, revisão e reescrita das crônicas. Depois de prontos, os textos foram analisados por uma comissão interna que selecionou o representante do campus e posteriormente pela comissão municipal, quando Allefe foi escolhido para representar Eunápolis na etapa estadual.

Agora, a crônica do estudante está concorrendo a uma das 125 vagas da categoria para a etapa regional, quando o autor e a professora supervisora, Eliana Costa, poderão ir para Brasília receber a  premiação.

A Olimpíada de Língua Portuguesa, que acontece a cada dois anos, é um concurso de produção textual para estudantes de escolas públicas do Brasil e está em sua 5º edição. Em 2016, o tema escolhido foi o “Lugar onde vivo”. A iniciativa é do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

 

Comunicação - Campus Eunápolis