Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2016 > Está no ar o novo portal do IFBA

Está no ar o novo portal do IFBA

publicado: 27/04/2016 15h10 última modificação: 27/04/2016 15h29

Por Luize Meirelles

O portal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) está com nova cara!

A partir de hoje, dia 27 de abril, ao acessar o endereço www.portal.ifba.edu.br, o usuário encontrará um ambiente totalmente diferente, com interface mais intuitiva e conteúdos que contemplam diversos públicos e formatos.

“Essa iniciativa integra todo o IFBA e prioriza principalmente o usuário. Para oferecer um acesso mais simples e eficiente a todos os públicos que atendemos, e considerando a necessidade de publicação, lançamos de imediato o novo portal com as informações institucionais que são mais gerais. A etapa seguinte contemplará a construção coletiva das páginas específicas de cada campus do Instituto”, explica a diretora de gestão da comunicação institucional, Ana Claudia Sá.

Com a mudança, o campus Salvador contará com domínio próprio, exatamente igual aos outros campi e poderá ser acessado pelo endereço www.salvador.ifba.edu.br.

Ana Claudia destaca ainda que a construção do novo portal é evolutiva, logo a participação da comunidade é fundamental e pode acontecer através do envio de comentários, solicitações ou sugestões para o e-mail dgcom@ifba.edu.br.

A iniciativa

Essa nova proposta é resultado da parceria entre a Diretoria de Gestão da Comunicação Institucional (Dgcom) e a Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação (Dgti), baseada na Instrução Normativa n° 08, de 19 de dezembro de 2014, da Secretaria de Comunicação Social (Secom), da Presidência da República, que unifica a identidade de comunicação digital dos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal.

Entre outros benefícios, as mudanças foram pensadas para facilitar a busca e utilização de informações e serviços, possibilitar a veiculação de conteúdo em diversas mídias e assegurar a acessibilidade em diferentes formas e dispositivos de conexão.

De acordo com o diretor de gestão da tecnologia da informação, Luiz Claudio Machado, há também vantagens técnicas para o Instituto. “O sistema de gerenciador de conteúdo adotado, o Plone, apresenta código fonte aberto, interface administrativa intuitiva e facilidade na definição dos papéis de seus membros cadastrados no sistema. Além disso, possibilita maior segurança e criação de regras de inserção e manutenção de conteúdo definindo um fluxo de trabalho colaborativo e organizado”, afirma.

“Devemos comemorar esse grande passo. O portal é um dos cartões de visita do nosso Instituto e toda ação para deixar a comunicação, com as comunidades interna e externa, mais próxima, transparente e acessível é fundamental”, celebra o reitor Renato da Anunciação Filho.