Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2016 > Espaço 2 de Julho sedia fórum de música

Espaço 2 de Julho sedia fórum de música

publicado: 09/09/2016 20h16 última modificação: 09/09/2016 20h28

Por Janaina Marinho

O Espaço Cultural 2 de Julho, na reitoria do IFBA, sediou o III Encontro do Fórum Permanente de Ensino de Música na Educação Básica e o III Encontro do Fórum de Educação Musical da Bahia, nos dias 8 e 9 de setembro. O evento reuniu cerca de 300 pessoas, entre professores e estudantes de música, musicistas e interessados.

Os Encontros, promovido pela Associação Brasileira de Educação Musical (Abem) e Fórum de Educação Musical da Bahia (Femba), contaram com apresentações musicais, mesas redondas, debates, grupos de trabalho (GTs) e lançamento de livros.

Nesta tarde, de sexta-feira (9), o debate tratou dos desafios e possibilidades do ensino de música, com os professores Luís Ricardo Queiroz (UFPB) e Jorge Vasconcelos (UFRB). Luís R. Queiroz, que também é presidente da Abem, apresentou questões do currículo de música, presença do ensino musical nas escolas de educação básica e mudanças na legislação. Falou da lei n° 13.278/ 2016, que insere as artes visuais, a dança, a música e o teatro como linguagens do componente curricular de maneira independente, e sobre a resolução nº 2/2016, do Ministério da Educação, com obrigatoriedade de composição dos quadros de profissionais da educação com professores licenciados em música. “Precisamos divulgar e fomentar o debate porque os editais que vão sair nos próximos anos deverão conter vagas específicas de música”, disse Queiroz.

Para a professora Edineiram Maciel (Uneb), uma das organizadoras do evento, o saldo foi positivo. “Os encontros levantaram muitas questões que estavam incomodando os professores e despertou para o debate e estudo sobre as proposições para o ensino de música na escola básica”, concluiu Maciel.

O evento foi encerrado, à noite, com a redação de documento após mesa de síntese dos debates, na qual os participantes reuniram conclusões e encaminhamentos para os próximos encontros.

Leia mais: Evento sediado pelo IFBA discutirá a inclusão do ensino de música no currículo escolar