Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2016 > Cinco campi do IFBA são inaugurados em Brasília

Cinco campi do IFBA são inaugurados em Brasília

por Helen Sampaio publicado: 09/05/2016 18h04 última modificação: 10/05/2016 10h18

Na manhã de hoje (9), no Palácio do Planalto, em Brasília, foram inaugurados pela presidenta Dilma Rousseff e pelo ministro da educação, Aloizio Mercadante, os novos campi do Instituto Federal da Bahia (IFBA): Brumado, Euclides da Cunha, Juazeiro, Lauro de Freitas e Santo Antônio de Jesus.

O reitor do IFBA, Renato da Anunciação e os diretores-gerais Acimarney Freitas (Brumado), Antônio Adolfo Mendes (Euclides da Cunha), Aurina Santana (Lauro de Freitas), Edna Matos (Santo Antônio de Jesus) e Emmanuel Moraes (Juazeiro) participaram da cerimônia de inauguração.

Ao todo, foram inaugurados 41 novos campi, além de nove obras em diversas unidades dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que agora totalizam 562 distribuídos pelo país e integrados à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, instituída em 2008, quando os centros federais de educação tecnológica (Cefets) e as escolas técnicas federais tornaram-se institutos federais.

 

Universidades, Conae e Sistema Nacional de Educação

Na cerimônia foram inauguradas também 224 obras em 38 universidades federais, em todas as regiões do Brasil. Além disso, Dilma e Mercadante ainda assinaram: o projeto de lei que cria mais cinco universidades federais, nos estados de Goiás, Piauí, Tocantins e Mato Grosso, que se juntarão às 63 universidades existentes; o decreto de convocação da 3ª Conferência Nacional de Educação (Conae); e a mensagem que encaminha o projeto de lei sobre a instituição do Sistema Nacional de Educação, que será responsável pela articulação entre os sistemas de ensino, em regime de colaboração. 

registrado em: