Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2016 > Cerimônia marca inauguração do campus Santo Antônio de Jesus

Cerimônia marca inauguração do campus Santo Antônio de Jesus

publicado: 15/06/2016 17h55 última modificação: 15/06/2016 17h57

A cerimônia de descerramento da placa de inauguração do campus Santo Antônio de Jesus, realizada nesta quarta-feira (15), marcou simbolicamente o início das atividades do Instituto Federal da Bahia (IFBA) na cidade do recôncavo baiano. O evento contou com a presença do reitor, Renato da Anunciação; do prefeito, Humberto Leite; do representante do Governo do Estado, Aderbal Castro; da diretora do campus, Edna Matos; de diversas autoridades locais e de cerca de 130 membros do Instituto.

O campus, que já está em funcionamento para cursos de formação inicial e continuada, se prepara para ofertar cursos da área de tecnologia da informação (TI). "O momento é histórico para a população local, pois iniciaremos a oferta de uma educação de qualidade com ampla aceitação no mundo do trabalho. Nossos cursos irão oportunizar que os estudantes de Santo Antônio de Jesus e regiões circunvizinhas possam atuar numa área de grande impacto, que é a área de tecnologia. Sabemos que a evasão no Ensino Médio é alta na região e ofertar cursos de TI fará uma grande diferença para nossos futuros alunos", afirmou o reitor.

De acordo com a diretora do campus, o compromisso é ofertar, principalmente, cursos noturnos. "O campus nasce para atender uma luta da sociedade civil, que batalhou muito, e em diversas instâncias para conseguir que o IFBA se instalasse na cidade. Queremos atender a expectativa da população e trazer cursos que permitam que a população trabalhe durante o dia e estude à noite", explicou Edna Matos.

Para o prefeito, "hoje é um dia feliz para Santo Antonio, pois receber um equipamento desse porte irá permitir formação dos nossos jovens e adultos. É uma grande felicidade receber uma instituição técnica de ponta", pontuou Humberto Leite. Segundo o subsecretário de Educação do Estado da Bahia, Aderbal Castro, o IFBA desempenha um papel de relevância para educação baiana. "Os Institutos Federais têm tido um papel importante para a interiorização da educação. E o IFBA tem conseguido levar educação de qualidade para os rincões do Estado", finalizou representante do Governo do Estado.

Encontros de administração e Colégio de dirigentes - A semana foi marcada por diversos eventos no campus. Nos dias 14 e 15, ocorreu o VII Encontro de Administração. Orçamento e Planejamento do IFBA, com a realização de palestras e oficinas. O evento contou com palestra da Controladoria Geral da União/Regional Bahia (CGU-R/BA), oficinas de contratos, compras, planejamento, patrimônio/almoxarifado e orçamento, além de palestra sobre agricultura familiar.

O campus também abrigou a reunião ordinária nº 02/2016 do Colégio de Dirigentes, a qual contou com reuniões sobre o Parque Tecnológico do Sul da Bahia, com a presença de Marco Antonio Tavares Goes, a Expansão III e a Usina de Biodiesel, com representantes da Secretaria de Ciência e Tecnologia da Bahia (SECTI).