Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2016 > Campus Vitória da Conquista recebe grupos da Escola de Música da UFBA

Campus Vitória da Conquista recebe grupos da Escola de Música da UFBA

Os grupos Quinteto de Metais e Quarteto Metamorfosis se apresentarão no IFBA na próxima semana

publicado: 24/05/2016 17h47 última modificação: 24/05/2016 17h47

Por Rhaic Piancó

O Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Vitória da Conquista, receberá no dia 30 de maio os grupos Quinteto de Metais e Quarteto de Cordas Metamorfosis, da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A apresentação faz parte de uma turnê de concertos dos grupos pelo estado da Bahia, que ocorrerá no período de 27 de maio a 1°de junho. O concerto acontecerá a partir das 19h, no auditório do IFBA.

A parceria entre o Instituto e a UFBA para esta atividade aconteceu por meio do professor Marcos Ferreira. “Aceitamos de pronto, porque assistir concertos é uma atividade pedagógica presente no ensino de música que se desenvolve aqui. Ter um concerto em nosso próprio campus é ‘abuso do ótimo!’

O grupo Quinteto de Metais foi formado pelos professores doutores Heinz Schwebel (trompete), Joatan Nascimento (trompete), Lélio Alves (trombone), Celso Benedito (trompa) e o mestre Renato Pinto (tuba). Em suas jornadas musicais, os componentes se dedicam em ministrar master class de performance, buscando compartilhar conhecimentos e experiências de anos de ensino acadêmico. A proposta é divulgar a música composta ou adaptada para esta formação, ampliando o cenário da música de câmara no Brasil, através da criação de plateia e da qualificação de intérpretes.

Metamorfosis: quarteto e trio da UFBA

Formado em 2014 pelos professores Beatriz Alessio, Alexandre Casado, Suzana Kato, Laura Jordão, o “Metamorfosis: Quarteto e Trio da UFBA” foi criado a partir da percepção de uma carência no cenário musical soteropolitano das formações mais tradicionais da música camerística, tais como o trio com piano, o quarteto de cordas e o quarteto com piano. Centenas de obras importantíssimas foram escritas para essas formações desde o período barroco até os nossos dias. O grupo busca também abranger formações mais versáteis: com piano e três cordas, pode-se executar o enorme repertório existente na música erudita ocidental para trio e quarteto de cordas com piano, trio de cordas, sonatas para piano e violino, piano e violoncelo, piano e viola.

Mais detalhes aqui.

Coordenação de Comunicação Social – Campus Vitória da Conquista