Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2016 > Campus Jacobina inicia curso de programação para alunos da rede pública

Campus Jacobina inicia curso de programação para alunos da rede pública

publicado: 16/11/2016 11h21 última modificação: 16/11/2016 11h21

Por Henrique Soares

Resolução de questões de lógica e promoção de brincadeiras educativas. Com essas e outras ações, a equipe do projeto de extensão "Uso do Scratch e Arduino como estratégias para o ensino de lógica de programação" do campus Jacobina, do Instituto Federal da Bahia (IFBA), iniciou um curso na área para alunos do ensino fundamental da rede pública.

A primeira turma é formada por estudantes do Colégio Municipal Gilberto Dias de Miranda (Comuja) de Jacobina. Eles foram selecionados para assistir as aulas sobre programação e lógica até o dia 15 de dezembro. Bruno dos Santos é do 9º ano do Comuja e está na expectativa de aprender os conteúdos propostos. “Meu plano é fazer o curso técnico de informática”, comentou o discente.

Para a coordenadora do projeto, Carina Farias, a ideia do projeto surgiu a partir da sua percepção das dificuldades de estudantes em relação a conhecimentos sobre algoritmos que, se trabalhados no ensino fundamental, melhorariam o rendimento geral na disciplina. Algoritmos são receitas que mostram os procedimentos passo a passo para solucionar uma tarefa. Na área de programação de computadores, eles descrevem as etapas para que um programa execute as tarefas designadas. Scratch é uma linguagem de programação visual que cria filmes e histórias em quadrinhos. Já o Arduino é uma placa de hardware que torna a robótica mais acessível.

Entre as vantagens de trabalhar com o Scratch e o Arduino entre estudantes, Carina enumera o estímulo da criatividade, do trabalho em equipe e do raciocínio lógico. “Vai facilitar para quem queira entrar num curso técnico na área de programação, promove inclusão digital e até facilitará o desenvolvimento deles na matemática”, destacou Carina. Ela explica que após o Comuja, o objetivo é selecionar alunos de outros colégios da região que tenham interesse em participar.

A equipe que executa o projeto é formada por professores, técnicos-administrativos e alunos do IFBA. Diego Santana é um dos discentes selecionados para atuar na iniciativa de extensão e receber uma bolsa mensal pela participação até o final do ano. Ele acredita que a oportunidade de atuar no projeto foi interessante em razão do Scratch e Arduino não serem muito conhecidos e estudados nos cursos de informática. "Ser bolsista está enriquecendo bastante meu aprendizado", afirma Diego.

O projeto está sendo financiado pelo Edital 01/2016 da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFBA. O resultado, com as propostas vencedoras, foi divulgado no último mês de agosto.

Mais informações: www.jacobina.ifba.edu.br

Comunicação Social – Campus  Jacobina