Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2016 > Alunos e professores participam da SBPC

Alunos e professores participam da SBPC

Última modificação: 08/07/2016 13h37

publicado: 08/07/2016 17h07 última modificação: 14/07/2016 09h50

Por Luize Meirelles

O IFBA está presente na 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) através dos campi Barreiras, Camaçari, Eunápolis, Ilhéus, Salvador, Santo Amaro, Seabra e Vitória da Conquista. O evento realizado no campus Sosígenes Costa, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro, Bahia, começou no domingo, 3 de julho, e termina amanhã, 9.

Estão presentes 11 alunos e três professores do campus Barreiras apresentando sete trabalhos: “Avaliação microbiológica da água de coco in natura, comercializada no município de Barreiras-BA”, “Avaliação microbiológica do caldo de cana comercializado por vendedores ambulantes no município de Barreiras-BA”, “Análise cinemática de um experimento de mecânica ou biomecânica utilizando o CvMob”, “Análise do pH da água consumida por funcionários e alunos do IFBA – Barreiras”, “Características e diferenças nutricionais entre o leite integral em pó (desidratado) e longa vida (ultrapasteurizado)”, “Condições de Higiene e de armazenamento dos alimentos comercializados na feira municipal de Barreiras – BA” e “Percepções de cuidadores familiares sobre o processo de alta hospitalar após o acidente vascular cerebral”.

O campus Camaçari marca presença com as alunas dos cursos técnicos Larissa Leal, com o trabalho “Construção e Validação de um roteiro para entrevista com estudantes do ensino médio sobre a diversidade sexual”, Karen Paixão, com o trabalho “Investigação e formulação de princípios de design para diversidade sexual no ensino de Biologia”, e Ysla França, com “Preparação e Caracterização de catalizadores obtidos por reciclagem de alumínio”. O curso superior está representado pela aluna Lucélia Santos, com “Validando um roteiro de entrevista semiestruturada: Importância do rigor na pesquisa educacional”.

Cinco trabalhos do campus Eunápolis estão em exposição no evento, a exemplo de “Análise Etnobotânica do Babaçu no município de Tapiramutá (BA)” – da estudante Maria Luiza Paiva, do curso técnico em meio ambiente, e das docentes Fabiana Bertolde e Vânia Lima – e de “Levantamento florístico de angiospermas do Instituto Federal da Bahia, campus Eunápolis” – dos alunos Nathália Santos e Breno Rocha, do curso técnico em edificações, Marcos Ribeiro e Edmilson Gandra, do curso técnico em informática, da técnica em educação, Ana Camila Freitas, e das professoras Fabiana Bertolde e Vânia Lima

O campus Ilhéus está representado por cinco participantes. A aluna Maria Luíza Teixeira apresentou o trabalho “Desenvolvimento de Ferramentas Didáticas para Inserção da Física Quântica no Ensino Médio” e participou do minicurso “Uma Introdução à Teoria Quântica”, enquanto o aluno Arthur Malaquias Andrade apresentou o trabalho “Estudo sobre Cidades Sustentáveis com Foco em Energia Solar”. A professora Maria Isabel de Oliveira supervisionou os estudantes e, junto com o professor Vitor Damião, participou do minicurso “Uma Introdução à Teoria Quântica”. Já a professora Mayana Leandra apresentou “Escadas, Rampas, Passarelas e Plataformas em Obras da Construção Civil no Município de Itabuna” e marcou presença no minicurso “Sustentabilidade é Possível? Como Construí-la?”.

O campus Salvador apoiou a participação de 27 alunos e três professores. São 20 pôsteres de estudantes para exposição, sendo que o trabalho “'Processamento e caracterização da liga Cu-14Al-4Ni com adição”, de Camila Teixeira, premiado no Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação do IFBA (SICTI-IFBA) 2015, foi convidado para apresentação na Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC). Os projetos "Bengala automatizada para detecção de obstáculos" e "Braço manipulador", com participação dos alunos Beatriz Cerqueira, Eric Pessoa, Natalia Martins e Nicole Karem, estão presentes no estande do Ministério da Educação (MEC) a convite. Viajaram junto com o grupo de Salvador 12 alunos do campus Santo Amaro.

O campus Seabra enviou 11 estudantes e a professora Maria de Lourdes Militão, com o artigo “Entre o ficar e o partir: uma análise das trajetórias de jovens quilombolas da Chapada Diamantina-BA”. Entre os temas dos estudos do campus aprovados para apresentação estão sustentabilidade, educação, cultura, gênero e cidadania.

Já o campus Vitória da Conquista está com 20 alunos e cinco professores na Reunião. Além disso, está presente, a convite, no estande do MEC. O trabalho exposto é “Robótica educacional: manipular robótico, humanoide e máquina separadora de cores”, dos alunos Iuri Everton de Santos Filho, Jorge Luiz Henrique de Araújo Junior e Filipe Soares Câncio, e do professor Jaime dos Santos Filho.

Confira a lista dos trabalhos aprovados aqui.

SBPC

Realizada desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, a Reunião Anual da SBPC é um fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia. A cada ano, é realizada em um estado brasileiro, sempre em universidades públicas. Fonte: Site Oficial da SBPC

registrado em: ,