Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2016 > Aluno do campus Vitória da Conquista participa da Jornada Espacial Brasileira

Aluno do campus Vitória da Conquista participa da Jornada Espacial Brasileira

publicado: 14/09/2016 15h40 última modificação: 14/09/2016 15h40

Por Renata Lacerda

O aluno do 2º ano de Eletromecânica, do IFBA campus Vitória da Conquista, Pedro Henrique Tigre Almeida (16 anos) irá participar da XIV Jornada Espacial Brasileira. O evento será realizado no período de 04 a 10 de dezembro de 2016 em  São José dos Campos, interior de São Paulo. Em função do seu bom desempenho, o jovem foi escolhido entre vários estudantes de todo o Brasil que participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA-2016). 

A Jornada Espacial contará com ampla programação, os estudantes selecionados terão a oportunidade de fazer uma visita ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), além de participar de palestras com especialistas em foguetes, Astronomia, satélites, dentre outros temas relacionados. 

Pedro Henrique se interessou pela Astronomia através do IFBA com os eventos que o campus promove, como a Jornada de Astronomia, Planetários e Observações no Telescópio, que para ele, deixam o estudo da Astronomia bem interessante. “Espero conseguir visualizar alguma coisa do que está sendo feito no campo da astronomia aeronáutica atualmente, as pesquisas que estão sendo desenvolvidas e quais as preocupações dos astrônomos hoje em dia”, diz o estudante.

 O evento - Desde 2004, o programa Escola da Agência Espacial Brasileira (AEB), desenvolve atividades com o objetivo de levar a temática espacial às salas de aula e divulgar amplamente o Programa Espacial Brasileiro, que pretende despertar o interesse dos jovens pelas ciências e contribuir para a revelação de novos talentos.

Neste contexto, desde 2005, o programa realiza a Jornada Espacial, que é um evento anual, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), do Rio Grande do Norte.

Comunicação -  Campus Vitória da Conquista

registrado em: