Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2016 > Acontece amanhã aula inaugural do mestrado profissional em engenharia de sistemas e produtos

Acontece amanhã aula inaugural do mestrado profissional em engenharia de sistemas e produtos

publicado: 17/11/2016 13h10 última modificação: 18/11/2016 08h45

Por Luize Meirelles

Amanhã, dia 18 de novembro, às 16h, acontece a aula inaugural do mestrado profissional em engenharia de sistemas e produtos, no Polo de Inovação Salvador (PIS), do IFBA. A primeira turma é composta por 10 alunos regulares, de diversas áreas do conhecimento.

A mesa de abertura será composta pelo reitor do IFBA, Renato da Anunciação Filho, pelo pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação, Luiz Gustavo Duarte, pelo diretor geral do campus Salvador, Albertino Nascimento, pelo diretor de pesquisa, pós-graduação e inovação do campus Salvador, Allan Edgard Freitas, pelo coordenador do mestrado profissional, José Mário Araújo, e pelo secretário de ciência, tecnologia e inovação do Estado da Bahia, Manoel Gomes de Mendonça Neto, que também proferirá a aula inaugural.

A ideia para criação do curso surgiu a partir das competências já desenvolvidas e estabelecidas pelos grupos de pesquisa do IFBA com atuação nas áreas de sistemas e produtos biomédicos e sistemas computacionais, de controle e de comunicação, contando com professores de diferentes áreas e com experiência em pesquisa aplicada. “Este é o primeiro que é concebido de forma plena pelo corpo docente do IFBA e sob gestão única do IFBA, sendo todos os professores do quadro do IFBA tanto os permanentes quanto os colaboradores”, esclarece o diretor de pesquisa, pós-graduação e inovação.

A implantação dessa pós-graduação strictu sensu também traz avanços para o IFBA no âmbito nacional. Ainda de acordo com Allan, a intenção é se diferenciar na concepção do desenvolvimento tecnológico de produtos e sistemas nas duas linhas de pesquisa: “Sistemas e Produtos Biomédicos” e “Sistemas e Produtos de Computação, Comunicação e Controle”.

“Até onde sabemos não há o recorte de um curso de mestrado profissional similar. A ideia é que os discentes desenvolvam ao longo do curso um produto ou sistema que tenha aplicação prática e que possa ser útil a sociedade após o curso, ou seja, há uma forte motivação de atuação prática em benefício do desenvolvimento tecnológico da sociedade”, explica. 

As aulas serão realizadas inicialmente na Reitoria do IFBA, no bairro do Canela, em Salvador, a partir do dia 25 de novembro.

 

Leia mais: Mestrado do IFBA em Engenharia de Sistemas e Produtos é aprovado pela Capes