Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2016 > Ação no IFBA marca dia de combate ao abuso e à exploração sexual no país

Ação no IFBA marca dia de combate ao abuso e à exploração sexual no país

publicado: 18/05/2016 17h48 última modificação: 18/05/2016 17h48

Por Henrique Soares

O Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Jacobina, organizou na manhã de hoje (18) uma ação para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A iniciativa contou com um estande no hall de entrada e, na oportunidade foram distribuídos folhetos e exibidos documentários sobre o tema.

“Nosso objetivo é informar a comunidade acadêmica, que é multiplicadora de informações, sobre os direitos da criança e do adolescente na luta pelo fim da violência sexual na sociedade. Quando as instituições se engajam nesse esclarecimento, acabam auxiliando no aumento do número de denúncias, que teve uma leve queda no Brasil na comparação do primeiro trimestre de 2015 com o de 2014”, afirmou a assistente social do campus, Jociane Correia.

Jociane integra o setor multidisciplinar que idealizou a ação e, é responsável por apoiar o processo de aprendizagem no campus. O grupo conta com profissionais das áreas de serviço social, enfermagem, pedagogia, nutrição e interpretação da língua brasileira de sinais (Libras).

A origem da data e o Disque 100

Instituída em 2000 pelo Governo Federal, a data lembra o caso da menina Araceli Cabrera Sanches, que aos oito anos foi sequestrada. Durante o sequestro, que aconteceu em 18 de maio de 1973, ela sofreu violências e foi morta por membros de uma família tradicional do Espírito Santo. Eles não foram punidos.

Também foi instituído pelo governo o Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O número de telefone é 100. O serviço funciona diariamente, 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana e feriados. As denúncias também podem ser realizadas pelo e-mail disquedenuncia@sdh.gov.br ou pelo site www.disque100.gov.br.

registrado em: ,