Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2016 > Abertas inscrições para Simpósio de Agroecologia da Bahia

Abertas inscrições para Simpósio de Agroecologia da Bahia

publicado: 26/08/2016 08h53 última modificação: 29/08/2016 17h40

Por Verusa Pinho

Com o tema “Perspectivas da Agroecologia: Agricultura Familiar, Saberes Tradicionais e Transição Agroecológica”, o III Simpósio de Agroecologia da Bahia (SAB) acontecerá no campus Seabra, no mês de dezembro. O evento é gratuito e aberto ao público, especialmente, a estudantes, professores, pesquisadores, agricultores familiares, técnicos de assistência e extensão rural, representantes de associações e cooperativas.

A submissão de trabalhos segue até o dia 7 de outubro (confira as normas aqui). Os interessados devem efetivar sua participação através do e-mail 3sabchapada@gmail.com. Na programação, estão minicursos, oficinas, mesas-redondas, reuniões técnicas, rodas de prosa, apresentação de artigos científicos, manifestações culturais, além da Feira da Agricultura Familiar, Agroecologia e Economia Solidária, com participação de diversos grupos produtivos da região.

Entre os assuntos que serão debatidos no evento, estão saberes tradicionais, políticas públicas e inovação da agroecologia no Brasil, permacultura, sistemas agroflorestais, educação do campo, manejo e conservação do solo e da água, comercialização e produção de alimentos agroecológicos, juventude rural e convivência com o Semiárido. Em breve será divulgada a programação completa e o link do site oficial com informações detalhadas sobre o Simpósio.

SAB

O SAB tem por objetivo fomentar a pesquisa, o ensino e a extensão por meio de ações que contribuam para o desenvolvimento de tecnologias sociais focadas na agricultura familiar, capazes de gerar renda, potencializar a autonomia do agricultor e integrar ações conservacionistas/preservacionistas na produção de alimentos saudáveis.

A terceira edição do evento está sendo organizada pelo IFBA, campus Seabra, por meio do Projeto Chapadeiros, um dos núcleos de extensão em desenvolvimento territorial (Nedets) do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com o Colegiado de Desenvolvimento Territorial (Codeter) da Chapada Diamantina, a Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR)  e a Superintendência da Educação Profissional (Suprof) da Bahia, a Cooperativa de Produtores Orgânicos da Chapada Diamantina (Cooperbio), as Escolas Família Agrícola de Seabra, Itaetê e Andaraí, e a Articulação de Agroecologia da Bahia (AABA).

As edições anteriores do Simpósio ocorreram na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em 2014, e na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em 2015.

 

Leia mais: Seabra sediará simpósio estadual de agroecologia