Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2016 > Abertas inscrições para projeto de mentoria do #Partiu_IFBA

Abertas inscrições para projeto de mentoria do #Partiu_IFBA

publicado: 23/09/2016 09h32 última modificação: 23/09/2016 09h32

Por Andréa Costa

Até o dia 28 de setembro, candidatos do processo seletivo (Prosel) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia e estudantes da instituição estão convidados a participarem do projeto de mentoria vinculado ao programa de atividades voluntárias #Partiu_IFBA.

O projeto de mentoria é um conjunto de ações desenvolvidas para dar apoio aos candidatos a calouros da instituição, até a realização da prova do Prosel. Através do projeto, alunos do IFBA podem virar mentores dos candidatos, que, como mentorandos, terão a possibilidade de otimizar suas chances de serem aprovados para entrar no Instituto,  recebendo benefícios, como material de estudos, correção de redações, ajuda na criação de um planejamento de estudos, dentre outros.

As atividades de mentoria fazem parte do programa #Partiu_IFBA, que visa a divulgação do processo seletivo do Instituto em escolas do ensino fundamental e médio, por meio de palestras, workshops e apresentações. O programa é de autoria dos ex-alunos do curso técnico de mecânica industrial do campus Salvador, Jadson Silva, que coordena a mentoria, e Edmilson Santos, que atualmente cursa engenharia industrial mecânica na instituição.

“A ideia do programa nasceu quando eu e Edmilson identificamos a necessidade de divulgar mais o processo seletivo do IFBA. Assim, começamos a visitar escolas, colar cartazes do IFBA, panfletar e fazer apresentações sobre a instituição. Quando vimos que o Prosel 2017 estava próximo a abrir, construirmos juntos um programa com voluntários do campus Salvador que divulgasse o processo seletivo e apoiasse a candidatura dos estudantes. Hoje somos, ao todo, 25 voluntários”, conta Jadson.

O egresso explica ainda que a mentoria pode atender estudantes de todo o estado da Bahia, já que a maior parte das atividades será feita pela internet, através do Google Hangouts ou Skype. “E temos muito interesse em termos voluntários ativos em outros campi do IFBA também. Nosso grande sonho é nos tornamos um(a) programa/rede nacional de voluntários apoiando os candidatos de IFs de todos os estados”, conclui.

As inscrições para o projeto de mentoria são feitas por meio de formulários eletrônicos, um para mentores outro para mentorados. Mais informações, pelo e-mail contatopartiuifba@gmail.com e pelo grupo no Facebook.

Divisão de Comunicação – campus Salvador