Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2018 > Solicitações para isenção no Enem 2018 podem ser realizadas até a próxima quarta-feira
conteúdo

Solicitações para isenção no Enem 2018 podem ser realizadas até a próxima quarta-feira

por Helen Sampaio publicado: 04/04/2018 16h44, última modificação: 04/04/2018 16h53

Está aberto até o dia 11 de abril o período para solicitações de isenção no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. É a primeira vez que o procedimento será realizado antes das inscrições no exame, que ocorrerão entre os dias 7 e 18 de maio.

Para ter o benefício, o estudante deve ter cursado a última série do ensino médio em escolas da rede pública; ter atingido a nota mínima para certificação do ensino médio nas áreas para as quais se inscreveu no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017; ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral da rede privada e ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio (R$1.431) ou ainda declarar situação de vulnerabilidade econômica por ser membro de família de baixa renda. 

A isenção deve ser solicitada através do site do Enem/Inep, por meio do Sistema de Isenção, no qual o estudante informará o número do seu CPF e cadastrará uma senha de acesso, que será utilizada posteriormente para a inscrição, obrigatória para todos que forem participar do exame.

Aqueles que solicitaram a isenção para o Enem 2017 e não compareceram às provas nos dias de aplicação, devem fazer a justificativa de ausência, até o dia 11 de abril, através do mesmo sistema. O resultado das solicitações de isenção será divulgado no dia 23 de abril.

Confira o edital nas versões em PDF texto e  LIBRAS.

O IFBA e o Enem

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), desde 2016, é uma das instituições conveniadas ao Enem para acesso à Educação Superior, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Atualmente, os cursos superiores oferecidos pelo IFBA são: Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Computação, Eletromecânica, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia Elétrica, Engenharia Industrial Elétrica, Engenharia Industrial Mecânica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Eventos, Física, Geografia, Manutenção Industrial, Matemática, Química, Radiologia e Sistemas de Informação.

As provas do Enem acontecerão nos dias 4 e 11 de novembro, em todo o Brasil, às 13h30, seguindo o horário oficial de Brasília (DF), e abrangerão as seguintes áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Para acessar os dados cadastrados e acompanhar o cronograma do exame, faça o download do aplicativo Enem 2018, disponível para os sistemas  Android e IOS

Mais informações aqui.