Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2018 > Salvador seleciona professores e estudantes para bolsas de Programa da Capes

Salvador seleciona professores e estudantes para bolsas de Programa da Capes

por Henrique Soares publicado: 21/06/2018 17h11, última modificação: 21/06/2018 18h18

Professores da rede pública de ensino e estudantes de licenciatura do Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Salvador, já podem se inscrever para a seleção de bolsistas e voluntários que participarão do Programa de Residência Pedagógica.

As inscrições para as bolsas de docente preceptor estão abertas até 6 de junho e podem ser realizadas via internet.

Podem participar licenciados com experiência mínima de dois anos que atuam na educação básica nas áreas de física, geografia e matemática. Também é preciso ser professor de uma das escolas participantes e estar com o currículo atualizado na Plataforma Freire. A duração da residência será de 18 meses e o valor da bolsa será R$ 765 por mês.

Já os estudantes do campus, que também devem se inscrever até 6 de julho via internet, devem cursar a partir do quinto período ou ter cinco matrículas até o início do plano de atividades. A duração também será de 18 meses e o valor da bolsa será de R$ 400 mensais.

A residência pedagógica é uma atividade de formação realizada por estudantes de licenciatura e é desenvolvida numa escola pública de educação básica. A função do docente preceptor será acompanhar esses estudantes nessas escolas.

No total, serão 440 horas de atividades. Mais informações sobre requisitos, critérios de seleção e podem ser conferidos nos editais.

O Programa de Residência Pedagógica é resultado do Edital 6/2018 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

Edital para professores da rede pública

Edital para estudantes do campus Salvador

21 de junho de 2018 - Lançamento de edital

21 de junho a 6 de julho de 2018 - Inscrições dos candidatos