Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2018 > Projeto "Ciência Cidadã com Horticultores Urbanos" realiza curso de formação no campus Salvador

publicado: 19/01/2018 15h18, última modificação: 19/01/2018 15h18

Esta é a primeira semana do curso que tem como objetivo a formação de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Salvador, em prol do desenvolvimento do projeto “Ciência Cidadã com Horticultores Urbanos”. O projeto é uma iniciativa do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA), vinculado ao Departamento de Tecnologia em Saúde e Biologia (DTSBio).

“Ciência cidadã” é um método de pesquisa baseado na participação de pessoas voluntárias que protagonizam uma ou mais etapas de um projeto de pesquisa científica. Estes cidadãos podem coletar, partilhar, analisar dados e apresentar resultados de pesquisa.

A bióloga bolsista que ministra o curso, Caren Queiroz, esclarece que “fazer ciência cidadã é aliar produção de conhecimento científico com o engajamento do público em ações mais amigáveis à biodiversidade. É uma grande oportunidade para falar de ciência por meio da valorização do conhecimento tradicional e aplicação de estratégias para resolução de problemas socioambientais”, complementa.

O projeto tem como público-alvo estudantes do IFBA e horticultores urbanos.

O curso é a primeira etapa do projeto e segue com encontros até o dia 27 de fevereiro.

Por Jamile Teixeira - Comunicação - Campus Salvador