Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2018 > Projeto "Ciência Cidadã com Horticultores Urbanos" realiza curso de formação no campus Salvador

Notícias

Projeto "Ciência Cidadã com Horticultores Urbanos" realiza curso de formação no campus Salvador

por Jamile Teixeira publicado: 19/01/2018 15h18, última modificação: 19/01/2018 15h18

Esta é a primeira semana do curso que tem como objetivo a formação de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Salvador, em prol do desenvolvimento do projeto “Ciência Cidadã com Horticultores Urbanos”. O projeto é uma iniciativa do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA), vinculado ao Departamento de Tecnologia em Saúde e Biologia (DTSBio).

“Ciência cidadã” é um método de pesquisa baseado na participação de pessoas voluntárias que protagonizam uma ou mais etapas de um projeto de pesquisa científica. Estes cidadãos podem coletar, partilhar, analisar dados e apresentar resultados de pesquisa.

A bióloga bolsista que ministra o curso, Caren Queiroz, esclarece que “fazer ciência cidadã é aliar produção de conhecimento científico com o engajamento do público em ações mais amigáveis à biodiversidade. É uma grande oportunidade para falar de ciência por meio da valorização do conhecimento tradicional e aplicação de estratégias para resolução de problemas socioambientais”, complementa.

O projeto tem como público-alvo estudantes do IFBA e horticultores urbanos.

O curso é a primeira etapa do projeto e segue com encontros até o dia 27 de fevereiro.

 

Por Jamile Teixeira - Comunicação - Campus Salvador