Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2018 > Professor do IFBA ministrará palestra sobre polinização na Universidade de Coimbra

Notícias

por Jamile Teixeira publicado: 09/05/2018 14h15, última modificação: 09/05/2018 14h16

A palestra “Conservação dos polinizadores e do serviço de polinização” será ministrada pelo professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Salvador, Jeferson Coutinho, no dia 11 de maio, na Universidade de Coimbra, em Portugal.

Com objetivo de apresentar uma síntese dos resultados de pesquisas realizadas nos últimos oito anos na região da Chapada Diamantina, a palestra vai abordar a situação do serviço de polinização para as culturas agrícolas do café e da macieira.

Segundo Coutinho, “grande parte dos resultados reportam diretrizes de como aliar a produtividade agrícola com a conservação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos, um tema de relevância internacional”, explica.

As pesquisas fazem parte da Rede de Pesquisa em Polinização e Manejo Sustentável de Polinizadores (Polinfrut) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Polinização

A polinização é o processo que transfere o pólen das anteras para o estigma das flores. Este processo faz parte da reprodução das plantas com flores e é fundamental na produção de frutos e sementes variadas. A polinização garante a sustentabilidade da produção agrícola, conforme a cartilha Polinização e polinizadores publicada pela Funbio.

Divisão de Comunicação – campus Salvador

registrado em: ,