Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2018 > Primeiro cego a conquistar livre​-​docência no Brasil profere palestra ​​hoje ​no campus Salvador
conteúdo

Primeiro cego a conquistar livre​-​docência no Brasil profere palestra ​​hoje ​no campus Salvador

por Henrique Soares publicado: 05/07/2018 10h36, última modificação: 05/07/2018 10h39

 Para marcar a conclusão do​ projeto de pesquisa “Estação Ciência: ​u​m espaço de divulgação sobre a luz para o público infantil”, desenvolvido no campus Salvador do Instituto Federal da Bahia (IFBA), ​será realiza​da​ hoje (5), das 18h30 às 20h30, no Audio 1 (Bloco D), a palestra “Estrangeiro: do fundo da sala à livre docência”​.

Aberta ao público, ela será proferida pelo pesquisador Eder Pires de Camargo.​ ​Vítima de uma doença que o deixou cego aos nove anos, ​Eder é o primeiro deficiente visual ​a conquistar a​ livre-docência ​n​o Brasil​. O​ título​ é​ considerado um dos mais importantes da carreira universitária. ​O professor dá aulas de física na Universidade Estadual Paulista (Unesp)​ e​ utiliza estratégias de aprendizado voltadas para deficientes visuais, a exemplo de maquetes.

Além da palestra, também ​integra a programação, que se estende até sexta-feira (6), exposição dos resultados alcançados pelo Grupo de Pesquisa em Educação Científica e Tecnológica (GTEP)​. O​ objetivo​ do projeto é divulgar ciência e fenômenos ópticos para crianças.

 

​ Comunicação -Campus Salvador

registrado em: ,