Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2018 > Ouriçangas é o primeiro município a aderir ao Programa IFBA Saneando a Bahia
conteúdo

Ouriçangas é o primeiro município a aderir ao Programa IFBA Saneando a Bahia

por Iali Moradillo publicado: 13/03/2018 07h46, última modificação: 13/03/2018 07h46

 Na última quinta-feira, dia 8 de março, aconteceu no município de Ouriçangas, localizado no semiárido baiano, a primeira reunião preparatória do Programa IFBA Saneando a Bahia (Pisa), desenvolvido em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e que visa à execução e capacitação para a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico em 50 municípios baianos.

A reunião teve o objetivo de promover a sensibilização e capacitação dos técnicos municipais de Ouriçangas para instituir os comitês de coordenação e de execução, que serão responsáveis pela condução, acompanhamento e validação das ações necessárias para construção do plano municipal de saneamento básico.

Durante o evento, os participantes foram apresentados às características gerais do Programa, informados sobre as etapas da elaboração do plano e a importância da formação e atuação dos comitês, detalhando o perfil dos atores e atribuições.

A equipe do Pisa, formada por representantes do IFBA e da Funasa,  destacou  a importância da participação sociedade civil em todo o processo, que por sua vez apresentou diversos problemas relacionados à falta de esgotamento sanitário, ao trato dos resíduos sólidos, à coleta de lixo e à drenagem.

O evento reuniu além da equipe do Pisa e dos representantes da sociedade civil, o prefeito da cidade, Antonio Dias Marques, e diversas autoridades locais.

O lançamento oficial do Plano Municipal de Saneamento Básico de Ouriçangas será realizado no dia 5 de abril

 

Leia Mais: Assinatura do termo de compromisso do Programa IFBA Saneando a Bahia

registrado em: , ,