Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2018 > Jogos dos Estudantes ratificam ações do IFBA em prol da formação crítica e social

Notícias

por Helen Sampaio publicado: 11/04/2018 17h33, última modificação: 11/04/2018 18h06

IMG_9218.JPG
Estudantes divididos por delegações na cerimônia de abertura dos JIFBA 2018 - Crédito/foto: Iali Moradillo

Com os Jogos Integradores dos Estudantes (JIFBA) acontecendo desde o último domingo (8), no Sesi Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), a comunidade acadêmica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) vive momentos de integração entre as 19 unidades que participam do evento, a equipe organizadora e demais prestigiadores da iniciativa.

Ao todo, quase mil estudantes disputarão 14 modalidades até o próximo domingo (15). Na metade dessa jornada, já houve jogos de diversas modalidades e categorias, com destaque às participações inéditas dos estudantes com algum tipo de deficiência, o que torna o tema da inclusão o mais reforçado nesta terceira edição dos jogos.

estudanyt.JPG
O estudante Pedro Gonçalves conduzindo a tocha olímpica / Crédito/foto: Iali Moradillo

Na cerimônia de abertura, realizada na última segunda-feira (9), ocorreram homenagens aos professores de educação física e a exaltação das participações dos estudantes com deficiência no evento. Entre os momentos mais emocionantes, a apresentação musical da estudante com deficiência visual do campus Seabra, Naiara do Nascimento e as entradas dos estudantes dos campi Paulo Afonso e Ilhéus, Lucas Deyner e Pedro Gonçalves, que culminou no acendimento da pira olímpica.

reitor jifba.JPG
Reitor do IFBA discursa na abertura dos JIFBA 2018 - Crédito/foto: Iali Moradillo

Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) tiveram destaque na condução da cerimônia, que contou com a participação de diversas autoridades, como o superintendente de Políticas Públicas para Juventude do município de Simões Filho, David Farias, e pró-reitores e diretores dos campi do IFBA, além do reitor Renato da Anunciação Filho, que deu início aos jogos. “Estamos aqui para mostrar que somos iguais. Nesses próximos dias, gostaria de pedir mais solidariedade e respeito. Esse é um momento importante para a transformação da nossa sociedade em uma melhor”, enfatizou.

IMG_9532.JPG
Gabriela e o grupo de estudantes do campus Salvador - Crédito/foto: Helen Sampaio

É esse espírito de interação que motiva a intérprete de LIBRAS, Gabriela Mattos, que acompanha um grupo formado por oito estudantes surdos do campus Salvador. “Eles estão muito empolgados com essa participação no evento porque só agora estão tendo a dimensão dos jogos e do Instituto, já que antes estavam restritos às atividades do campus. Percebo que eles estão se sentindo especiais e mais motivados. Geralmente, os surdos não têm esse tipo de oportunidade e agora o IFBA está conseguindo proporcionar essa experiência a eles. Isso está sendo maravilhoso!”, destacou Gabriela que já atua com os jovens no campus Salvador há dois anos.

IMG_9527.JPG
Vânia e Isaac participam dos JIFBA pela primeira vez - Crédito/foto: Helen Sampaio

Vânia Ferreira, do Núcleo de Apoio à Pessoa com necessidades Especiais (Napnee) de Barreiras, também já desenvolve um trabalho diferenciado no apoio pedagógico há certo tempo com o estudante do campus, Isaac Oliveira, que é autista. Ela conta que, para a participação nos jogos, houve um preparo anterior ao evento. “Nós explicamos a ele como seriam os jogos e todo o processo que aconteceria para ele participar do evento, através da elaboração de roteiros lúdicos, conhecidos como história social. Nossa preocupação era com o período longo de viagem, mas tudo correu tranquilamente, graças a um trabalho desenvolvido em equipe, com diálogos entre o campus e a organização”, esclareceu.

IMG_9523.JPG
Estudantes socializam no JIFBA 2018 - Crédito/foto: Helen Sampaio

Ainda segundo Vânia, já são perceptíveis os ganhos em relação à socialização com os demais estudantes. “Nós temos trabalhado nisso pouco a pouco, fazendo uma exposição graduada e ele tem melhorado bastante nessa questão da habilidade social, que já trabalhamos no campus”, finalizou. Isaac competirá na modalidade de jogos eletrônicos (Fifa 2018). Os treinos para a participação nos JIFBA só foram possíveis graças ao auxílio dos colegas de turma, nos intervalos das aulas.

A cobertura dos JIFBA está disponível na página da TV IFBA e no nosso facebook .

Leia mais: JIFBA começam neste domingo com reforço da inclusão

registrado em: , ,