Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2018 > JIFBA começam neste domingo com reforço da inclusão

JIFBA começam neste domingo com reforço da inclusão

por Helen Sampaio publicado: 06/04/2018 16h24, última modificação: 06/04/2018 16h25

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) promove, a partir do próximo domingo (8), os Jogos Integradores dos Estudantes do IFBA (JIFBA). O evento se consolida entre a comunidade acadêmica, através da inserção de estudantes de outras modalidades de ensino que até então não participavam da iniciativa: subsequente (curso técnico) e superior. Além disso, a terceira edição dos jogos se destaca pela inclusão de atletas com deficiência nas competições, uma ação pioneira entre os jogos dos Institutos Federais.

Ao todo, participarão do evento 22 estudantes-atletas com deficiências diversas (físicas, visuais, auditivas, múltiplas e autismo). De acordo com a psicóloga do Departamento de Permanência e Assistência Estudantil (Depae), vinculado à Pró-Reitoria de Ensino (Proen), Lívia Pereira, o pioneirismo do IFBA é consequência de uma mudança de cultura que vem se delineando na Instituição. “A Lei Brasileira de Inclusão assegura que a pessoa com deficiência tem 'direito à cultura, ao esporte, ao turismo e ao lazer em igualdade de oportunidades com as demais pessoas'. É nessa perspectiva que o IFBA vem buscando pautar suas ações, com o intuito de alcançar o ideal da verdadeira inclusão, quando as ações beneficiam toda e qualquer pessoa”, pontua.

Livia enfatiza ainda que os estudantes deficientes receberão acompanhamento especial dos servidores que atuam nos nos Núcleos de Apoio à Pessoa com necessidades Especiais (Napnees) dos campi, e farão parte das delegações, e de intérpretes de LIBRAS que foram contratados para o evento. Além disso, os espaços dos jogos e hotéis serão adequados às necessidades dos participantes.

“Desejamos que todas essas lutas se somem e que os nossos jogos sejam a cada edição a representação de uma sociedade mais tolerante, mais humana e com mais amor entre as pessoas. O esporte de qualidade a serviço do bem", enfatizou a coordenadora geral do evento e chefe do Departamento de Ações de Cultura, Esporte e Lazer  (Dacel), da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Micheli Venturini.

Até o dia 15 de abril, serão disputadas 14 modalidades esportivas no evento, incluindo jogos eletrônicos, outra novidade desta edição. As competições serão divididas em duas categorias: acima e abaixo dos 19 anos.

Mais informações pelo e-mail proex@ifba.edu.br,  pelo telefone (71) 2102-0454 e no site do evento.

Leia mais: JIFBA prorroga inscrições até domingo

registrado em: , , ,