Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2018 > Inscrições abertas para o JIFBA 2018

Notícias

Inscrições abertas para o JIFBA 2018

por Iali Moradillo publicado: 23/02/2018 17h04, última modificação: 23/02/2018 17h06

Estão abertas as inscrições para a terceira edição  dos  Jogos Integradores dos Estudantes do IFBA (JIFBA) , que acontece entre os dias 8 e 15 de abril, em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS). 

As inscrições podem ser realizadas até o dia 9 de março, exclusivamente no site do evento, sendo necessário realizar o login.  Ao todo, são 14 modalidades, entre coletivas e individuais, e cada aluno pode se inscrever em até quatro modalidades, sendo duas na categoria individual e duas na categoria coletiva.

Para Liz Rodrigues, uma das coordenadoras do evento e diretora de Gestão da Comunicação Institucional, a vivênica proporcionada pelos jogos vai muito além de uma seletiva para os Jogos Seletivos dos Institutos Federais (JIFS). “ Os jogos se constituem em um conjunto de atividades pedagógicas, que visa promover a culminância prática do esporte dos estudantes como dimensão da expressão corporal humana, capaz de contribuir com o conhecimento do próprio corpo, a autonomia dos sujeitos, a construção de valores sociais, a ampliação do acervo cultural corporal, a convivência entre iguais e diferentes, a noção de cooperação, o entendimento da cidadania e a humanização das relações”, esclareceu.

Entre as novidades em relação à última edição está a inclusão das modalidades de corrida de 5 km e  Jogos Eletrônicos (Just Dance e FIFA), além da participação dos estudantes dos cursos técnicos subsequentes ,  da graduação e pós-graduação. Por esta razão, os jogos serão divididos em duas categorias: até 19 anos (estudantes dos cursos integrados) e acima de 19 anos (demais estudantes).

Essa edição também contará com exibições de esportes paraolímpicos, praticados pelos estudantes com deficiência. “O IFBA possui 124 estudantes com deficiência em 13 dos 22 campi existentes. Já que nossa intenção é promover a integração plena de todos os estudantes do IFBA, não vemos motivos para deixar de fora colegas do nosso dia a dia, independente de suas limitações. Para essa participação, contamos com o apoio dos Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais (Napnes) dos campi para a mobilização local.”, esclareceu Micheli Venturini, coordenadora geral do evento e chefe do Departamento de Ações de Cultura, Esporte e Lazer  (Dacel), da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

O JIFBA é uma iniciativa da Reitoria do Instituto, possibilitada através de uma comissão organizadora composta por servidores das pró-reitorias de Administração e Planejamento (Proap), Extensão (Proex) e Ensino (Proen), Desenvolvimento Institucional e Infraestrutura (Prodin), do Gabinete, da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), da Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação (DGTI) e da Diretoria de Gestão da Comunicação Institucional (DGCOM).

Mais informações pelo e-mail proex@ifba.edu.br,  pelo telefone (71) 2102-0454 e no site do evento.

registrado em: , ,