Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2018 > IFBA terá “Mês da Mulher” marcado por debates nos campi

Notícias

IFBA terá “Mês da Mulher” marcado por debates nos campi

por Helen Sampaio publicado: 08/03/2018 15h03, última modificação: 09/03/2018 04h17

O Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje (8), inspirou uma série de eventos que ocorrerão durante todo o mês de março nos campi Jacobina e Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Fique por dentro!

Jacobina - Por Verusa Pinho 

A abertura do “Mês da Mulher” em Jacobina, na manhã de hoje, englobou uma exposição fotográfica, poesia e cinema, com a exibição do documentário “Eu, você, todas nós”, com mediação da professora de Psicologia do campus, Rosângela Castro, das pedagogas Eliene Sales e Indaiara Célia da Silva (IFBA) e da convidada Naiara Dias, licenciada em história (Uneb).

Segundo Eliene, responsável pela iniciativa, as atividades propostas têm a intenção de discutir diversos aspectos que envolvem a luta das mulheres. “Pensamos em ações que venham a desconstruir o romantismo da data. ‘Não queremos flores e sim respeito! ” A violência contra o gênero feminino atinge níveis alarmantes! Não podemos deixar que o Dia Internacional das Mulheres, data que simboliza nossa resistência, passe despercebido, sem nenhuma discussão. Por isso essa proposta do trabalho a ser desenvolvido durante todo este mês”, comenta.

A programação seguirá durante todas as semanas de março com oficinas, mesas-redondas e cines-debate com temas como “A representação da mulher negra nas novelas” e “O discurso de ódio contra a mulher”. Confira a programação completa.

Os interessados em participar podem se inscrever no setor de Protocolo do campus. As vagas são limitadas ao total de 40.

Mais informações em www.jacobina.ifba.edu.br

 

Salvador - Por Andréa Costa e Henrique Soares

As atividades no campus Salvador também começaram logo pela manhã, com a oficina “O que é ser mulher?”, uma iniciativa da Comissão de Prevenção e Combate ao Assédio (CPCA) do IFBA. Em seguida, aconteceu a oficina “Desmistificando o trabalho de homem, trabalho de mulher”, que, tendo como público-alvo as trabalhadoras terceirizadas do campus, é uma das ações desenvolvidas por meio do projeto “O valente é violento? Um olhar comb(ativo) sobre a violência de gênero no IFBA – campus Salvador”.

O projeto é vinculado aos Programas Universais da Política de Assistência Estudantil da instituição e tem como objetivo dar voz às mulheres da instituição e comunidade sobre os crimes de ódio sofridos / motivados pelo gênero, sendo inspirado na campanha da ONU “O valente não é violento”. À tarde o filme “Estrelas além do tempo” foi exibido e, em seguida, ocorreu um debate.

Nesta sexta-feira (9), estudantes da graduação tecnológica em Eventos, por meio do Projeto Acolher, vão proporcionar palestras, oficinas e intervenções culturais para apoiar e fortalecer a autoestima de mulheres estudantes e suas mães, ligadas à Escola Municipal Lélis Piedade, localizada em Cosme de Farias. São aguardadas cerca de 100 pessoas. Saiba mais

Finalizando as atividades, no dia 22 haverá a palestra "Empreendedorismo e valores femininos", idealizada pel@s alun@s da disciplina Gestão de Pessoas II, ministrada pela docente Luana Farias. As palestrantes serão Camila Holpert (Stúdio Ideias), ao lado de Virgínia Pascoal e Ana Clara Polkowski (representantes do Movimento Mulheres do Brasil). Este evento busca destacar a importância de conhecer as dimensões da temática, bem como discutir e fortalecer a cultura do empreendedorismo no campus. A entrada é 1k de alimento não perecível.

Mais informações em www.salvador.ifba.edu.br.