Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2018 > IFBA obtém bons resultados no Enade 2017
conteúdo

IFBA obtém bons resultados no Enade 2017

por Helen Sampaio publicado: 05/11/2018 18h56, última modificação: 06/11/2018 13h34

Os cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) de Engenharia Industrial Elétrica (1º), Engenharia Química (1º), Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (1º) e Matemática (1º) do campus Salvador  e Ciência da Computação (2º) - no campus Porto Seguro - estão entre os mais bem posicionados do Norte/Nordeste. Os dados são do levantamento de resultados do Enade 2017, divulgado no início de outubro pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Foram avaliados os cursos de Engenharia e Licenciatura do IFBA. Do total de 21 cursos, entre os melhores resultados, 4 garantiram o conceito máximo (5), 7 conquistaram o conceito 4 e 8 tiveram o conceito 3 (considerado satisfatório). “Esses números evidenciam que os nossos cursos são de qualidade e concretizam a nossa busca por melhorias, para que ofereçamos cursos de excelência aos nossos alunos”, pontuou a pró-reitora de ensino (Proen), Jaqueline de Oliveira.

O Enade é um exame obrigatório que avalia o rendimento dos estudantes concluintes dos cursos de graduação, no que diz respeito aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. A primeira aplicação do exame ocorreu em 2004 e, apesar de o ciclo do exame não ser anual (é trienal) e, portanto, a cada ano serem avaliados cursos diferentes, levando em consideração distintos instrumentos de avaliação, é possível pontuar os desempenhos entre os graus acadêmicos nas questões de formação geral.

A nota obtida pelos cursos no Enade compõe o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), que ainda leva em consideração o Conceito Preliminar de Curso (CPC). Esses dois índices de qualidade da educação superior serão divulgados pelo MEC/INEP ainda este mês. A fim de conscientizar os estudantes da importância da realização do Enade, segundo a Proen, têm sido desenvolvidas ações em conjunto com as coordenações dos cursos. Além disso, são realizadas reuniões com a comunidade acadêmica e avaliações periódicas pelos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) de cada curso.

Confira os resultados gerais do ENADE 2017.