Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2018 > IFBA expõe trabalhos produzidos nos campi e Polo de Inovação na 12ª edição do Connepi
conteúdo

IFBA expõe trabalhos produzidos nos campi e Polo de Inovação na 12ª edição do Connepi

por Helen Sampaio publicado: 27/11/2018 14h42, última modificação: 27/11/2018 14h50

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) participa de hoje (27) até a próxima sexta-feira (30) do Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), promovido pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) e do Sertão-Pernambucano (IF-Sertão).

Palestras, miniconferências, oficinas, minicursos, mostras culturais e tecnológica e Desafio de Ideias estão entre as atividades que ocorrerão no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife, no evento que chega à sua 12ª edição com o tema “Os dez anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”. A estimativa da organização é de que 4 mil pessoas participem do congresso e sejam apresentados cerca de 1.500 trabalhos de estudantes e pesquisadores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (RFEPT).

A equipe do IFBA, composta por dirigentes, professores e estudantes, será responsável pela apresentação de 100 pôsteres e 26 trabalhos orais. Entre os destaques, está a participação da estudante de Engenharia Mecânica, Tamires Pereira Alves e do professor Josemir Alexandrino, na Mostra Tecnológica, que reunirá os mais avançados protótipos, processos e produtos inovadores produzidos pelos Institutos Federais. Eles apresentarão o projeto “Simulador para o estudo de patologias cardíacas”, desenvolvido no Polo de Inovação do Instituto (PIS). O trabalho já havia sido apresentado na Tenda Tecnológica da 42ª Reunião Anual dos Dirigentes da Rede Federal (Reditec), realizada em setembro, no Rio de Janeiro, e selecionado para representar a Rede no evento mundial em Melbourne (Austrália).  

O Connepi é realizado desde 2006 e tem o objetivo de impulsionar e difundir a produção na área de pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico. A iniciativa conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), e do Conselho Nacional da Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Saiba mais sobre a 12ª edição do Connepi no site do evento.