Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2018 > Estudantes do IFBA realizam visita técnica ao Supercomputador Yemoja
conteúdo

Estudantes do IFBA realizam visita técnica ao Supercomputador Yemoja

publicado: 24/05/2018 13h42, última modificação: 24/05/2018 14h16

C7E7F793-6FBA-4370-8152-D5BB94444E13.JPG
Visita técnica de estudantes do campus Seabra ao Centro de Supercomputação para Inovação Industrial do Senai - Cimatec

Estudantes do curso técnico subsequente em informática do campus Seabra do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) visitaram ontem (23) o Centro de Supercomputação para Inovação Industrial do SENAI Cimatec, em Salvador.

A visita foi acompanhada pelos professores Rabelo Filho e Maria Alice Leal e pelo responsável pela unidade, José Vieira. O objetivo principal da visita foi conhecer o supercomputador Yemoja (nome original de Yemanjá, na língua iorubá), considerado o mais rápido em poder de processamento da América Latina, com capacidade para realizar 400 trilhões de operações por segundo. O computador é utilizado em pesquisas nas áreas de saúde, geofísica, indústria de petróleo e gás, além de projetos diversos.

Segundo professor Rabelo, “este tipo de vivência é imprescindível para a formação dos alunos, pois transforma os conhecimentos teóricos em vivências práticas, além de trazer motivação para continuarem avançando na área.”

84C9264D-EDC7-4611-8EA7-7A684708BD97.JPG
Estudantes observam explicações sobre os procedimentos do Centro

Ao longo da visita, os estudantes puderam entender, de forma prática, as rotinas de um grande Centro de Processamento de Dados e os procedimentos técnicos adotados nas simulações dos projetos. Ao final, foram apresentadas as estratégias para segurança e combate a incêndio e as novas aquisições da entidade para aumentar, ainda mais, a capacidade de processamento aos seus clientes.

Comunicação – Campus Seabra